Arquivo do mês de março 2015

«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 || Next»

O mistério da estranha epidemia de sono em uma cidade do Cazaquistão

LuisaoCS

O mistério da estranha epidemia de sono no Cazaquistão

Kalachi é uma pequena cidade situada no norte do Cazaquistão, uma das várias repúblicas formadas após a desintegração da União Soviética, um lugar que apesar de suas dimensões reduzidas se tornou notícia internacional porque, surpreendentemente, centenas de seus habitantes estão experimentando um raro transtorno: uma noite vão à cama e dormem, mas acordam apenas vários dias depois, com uma perda notável de memória.

Este estranho fenômeno começou a ser detectado em 2010, quando reportaram os primeiros casos. Mais tarde, em 2013, ditos relatórios aumentaram, e então detectaram que além dos períodos de sono excessivo as pessoas também experimentavam tontura, fadiga extrema e incapacidade para se manter de pé.

A partir de então médicos e pesquisadores transladaram-se ao povoado para realizar diversos testes, nenhum das quais esclareceu o assunto. Ao que parece não havia bactérias ou vírus que estivessem provocando o padecimento e também não encontraram nenhum elemento no ambiente como radiação.

Até agora a situação é um enigma, mas as pesquisas mais recentes sugerem que o clima local -continental, quase desértico, quente no verão e muito frio no invernos- se combine com a atividade das indústrias que ali se encontram para impedir que as emanações de dióxido de carbono e outros gases tóxicos se dispersem no ar e, pelo contrário, se assentem a um nível respirável para os habitantes.

Esta explicação, no entanto, funciona para sintomas como o enjoo, as dores de cabeça e inclusive o vômito, mas não para os períodos de sono de dias, mistério que ainda persiste.

Via | Alternet.


Criam um colírio que habilita a visão noturna

LuisaoCS

Criam um colírio que habilita a visão noturna

Se isso for um primeiro de abril, metade da internet caiu. O caso é que uma estranha organização independente dedicada à "ciência cidadã", chamada Science for the Masses, criou um estranho produto que seguramente será amado por todo aquele que fantasie com os super-heróis. Trata-se de um tipo de colírio que, uma vez colocado no olhos, habilitam a visão noturna.

Isso a partir da hipótese de que a clorina e6, uma molécula natural dos peixes de água profunda, poderia ser usado para habilitar a vista em ambientes escuros. Conquanto esta substância tenha sido utilizada via intravenosa para tratamentos de câncer, jamais tinham testado até agora seus benefícios como facilitador da visão.

Um médico integrante deste peculiar laboratório, ofereceu-se como voluntário para que seus olhos fossem umedecidos com 50ml de Ce6. Depois de 1 hora da aplicação da molécula, Gabriel Licina relatou ter visto com relativa clareza, em plena escuridão, até a uma distância de 50m. O efeito durou algumas horas e, no dia seguinte, a vista do voluntário tinha voltado completamente à normalidade.

Via | io9.


WhatsApp permite desde agora realizar telefonemas de voz

LuisaoCS

Se você já atualizou o WhatsApp à última versão disponível para Android deve ter observado que apareceu uma aba denominada "Ligações". Tal e qual seu nome indica, esta funcionalidade nos permite desde agora realizar chamadas de voz através desta aplicação.

Para fazer uso desta nova característica, basta pressionar o ícone de “Nova Chamada” e selecionar em seguida a pessoa com quem queremos falar em nossa lista de contatos. Uma vez realizados estes simples passos, ativa-se automaticamente a chamada de voz.

É importante assinalar que os telefonemas só podem ser realizado, pelo momento, com smartphones que funcionem com Android. WhatsApp não se pronunciou ainda a respeito de quando lançará esta funcionalidade em outros sistemas operacionais como iOS ou Windows Phone, ainda que possivelmente não demorará muito em fazê-lo.

Via | Reddit.


Dois estudantes criam um extintor que apaga o fogo com som

LuisaoCS

Dentro de alguns anos, em vez de pegar um extintor para apagar o fogo da cozinha, talvez baste aumentar o volume da música e colocar o graves no máximo. A ideia vem de Viet Tran e Seth Robertson, dois estudantes da Universidade George Mason que acabam de desenhar o primeiro dispositivo portátil para apagar incêndios mediante o uso de som.

O extintor desenhado pelos estudantes funciona com ondas de baixa freqüência, pesa uns 9 quilos e seu desenho custou uns 2 mil reais. Um dos aspectos mais interessantes é que o sistema apaga o fogo sem emitir nenhuma substância química tóxica, o que o torna ideal para fogos em cozinhas ou em lugares onde haja a possibilidade de colocar a saúde das pessoas em risco.

Via | GMU.


Pastoreando ovelhas com um drone

LuisaoCS

Estamos no futuro! Quem precisa de um cão pastor quando um drone pode fazer o mesmo? Paul Brennan é um criador de ovelhas em Carlow, Irlanda. Ele adotou técnicas modernas de gestão de uma velha profissão. Em vez de um cão pastor, Brennan usa um um quadricóptero chamado Shep para pastorear suas ovelhas! Você pode ver como isso funciona muito bem, acompanhado pela impagável musiquinha xarope e simpática, tema de Benny Hill.


Tim Cook doará toda sua fortuna em vida

LuisaoCS

Tim Cook doará toda sua fortuna em vida

Quando nomeamos algum dono de companhia, seja esta qual for, sempre costumamos ter o preconceito de que só por sua condição de empresário, não seria capaz de doar uma quantidade considerável de seu dinheiro, produto de sua avareza. Indo contra esta corrente, Tim Cook disse estar disposto a doar toda sua fortuna, que beira uma cifra próxima aos $785 milhões de dólares, assim que terminar de pagar os estudos de seu sobrinho de 10 anos.

Na entrevista publicada pela Fortune, o CEO da Apple não especifica de que maneira o fará, nem a que instituição, no entanto sim menciona que esta ação já está sendo executada de maneira silenciosa, e não somente em forma de cheques, senão que também em ações de ajuda anônimas.


A que idade nosso cérebro atinge seu desenvolvimento máximo?

LuisaoCS

A que idade nosso cérebro atinge seu desenvolvimento máximo?

Em vários âmbitos nosso corpo desenvolve-se fisicamente até atingir um ponto máximo, após o qual começa a decair. Há uma idade para a maturidade sexual, também para a fortaleza muscular e para a saúde ocular, e ainda que em muitos destes casos se trate de momentos que podem ser identificados com facilidade, em outro dito parâmetro é controvertido. Por exemplo, com o cérebro.

Até agora não existe uma idade que possa ser assinalada como o ponto em que o cérebro humano atinge seu apogeu. Já Aristóteles, em seus célebres Problemas, se perguntava por que a aprendizagem era mais simples em idades precoces e ainda na juventude e bem mais complicada para os velhos, algo que por momentos parece uma regra, salvo quando conhecemos pessoas idosas que sem maiores problemas manejam um computador ou aprendem um novo idioma.


«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 || Next»