Arquivo do mês de abril 2015

«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 9 | 10 | 11 || Next»

A importância dos primeiros mil dias na vida de um bebê

LuisaoCS

A importância dos primeiros mil dias na vida de um bebê

Os primeiros mil dias de um bebê -os nove meses no útero e os dois primeiros anos fora dele- são vitais para a sua saúde a longo prazo e condicionam sua existência adulta. A má nutrição da mãe afeta tanto o peso do feto quanto o bom funcionamento da placenta, enquanto o tabagismo, estresse, drogas e álcool também cobra seu pedágio.

Nos seis meses iniciais desse período, o cérebro cresce mais do que nunca; ao final do mesmo, terá completado 85% de seu desenvolvimento.

A estimulação neurossensorial e uma nutrição adequada traduzem-se em um cérebro mais saudável. No primeiro ano é como um big bang neuronal no qual uma característica estritamente humana tem um papel fundamental: a fala.

Nos EUA, diversas pesquisas demonstraram que os bebês com os quais os pais falam, cantam e leem com frequência -dentro ou fora do útero, entendam eles ou não- aprendem antes a caminhar e ler.

Também constatara que os pais com um nível econômico e cultural alto costumam realizar essas atividades com mais frequência. Ao contrário, um meio mais pobre, relacionado com uma menor atenção às crianças, exerce um impacto negativo e duradouro nos cérebros dos pequenos.

Via | Daily Mail.


Japão quer chegar à Lua em 2018

LuisaoCS

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) propôs-se a alunissar uma sonda não tripulada na Lua em 2018. Se conseguir, Japão se converteria no quarto país a chegar à superfície do satélite, depois da antiga União Soviética (1966), Estados Unidos (1966) e China (2013).

Para realizar este projeto, a agência espacial solicitou ao Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão que aprove um orçamento inicial estimado entre 250 e 380 milhões de reais.

A missão foi concebida para colocar a prova as tecnologias espaciais que o país asiático vem desenvolvendo nos últimos tempos, de maneira que previu utilizar um foguete de combustível sólido Epsilon de fabricação japonesa para lançar e liberar a sonda SLIM (acrônimo de Smart Lander for Investigating Moon ou Aterrizador Inteligente para Pesquisar a Lua), que esperam que possa realizar um pouso suave na superfície da Lua.

Via | CNN.


Quantas folhas de papel seriam necessárias para imprimir todo o conteúdo da Internet?

LuisaoCS

Quantas folhas de papel seriam neessárias para imprimir todo o conteúdo da Internet?

Estudantes do Departamento de Física a Universidade de Leicester calcularam quantas folhas formato A4 seriam necessários para imprimir os milhares de milhões de sites que existem atualmente na Internet. Também realizaram uma estimativa de quantos árvores seriam necessárias para conseguir tal quantidade de papel e, em caso que toda a madeira procedesse da Amazônia, que percentagem da selva acabaria desflorestada.

Os números obtidos são, como dá para imaginar, gigantescos. De fato, só para imprimir os 4.858.000 artigos contidos neste momento na versão da Wikipédia em inglês, precisariam aproximadamente de 70.859.865 folhas de papel.

Se ampliamos estes cálculos ao conjunto da Internet, composto por 4,54 bilhões de sites, os autores deste curioso estudo chegaram a conclusão de que precisariam 68,1 bilhões de folhas A4. Para isso foi assumido que requereriam, em media, 15 folhas de papel para imprimir o conteúdo de cada site (o NDig, por exemplo, dispõe de mais de 6.000 artigos, de modo que a estimativa me parece inclusive bem conservadora).

Uma vez obtidos estes números estudaram os efeitos causados no meio ambiente se toda esta colossal quantidade de papel fosse extraída das árvores da Amazônia. Partindo da base de que nesta selva há em media 70.909 árvores por km2 e que de cada árvore podemos obter 8.500 folhas de papel, o calculo que para imprimir os 4,54 bilhões de páginas da Internet requereriam 8.011.765 árvores e 113 km2 de selva. Dado que a Amazônia tem uma extensão aproximada de 5,5 milhões de km2, a percentagem afetada seria de 0,002%. Uma cifra porcentualmente muito pequena, mas gigantesca em termos absolutos.

Via | JIST.


Cientistas ganham prêmio por criar método efetivo para dessalinizar água com energia solar

LuisaoCS

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) apoiados pela companhia Jain Irrigations Systems conseguiram ganhar o prêmio Desal 2015 com um projeto em que propõem um método de dessalinização de água de baixo custo potencializado com energia solar.

O método de nome eletrodiálise é um projeto que está sendo desenvolvido há vários anos no MIT. Este ganhou por cumprir de maneira correta com os três requerimentos para o prêmio Desal: ser eficiente, sustentável e de baixo custo.

A eletrodiálise funciona fazendo passar uma corrente de água entre dois eletrodos com cargas opostas. Como o sal dissolvido na água consiste em íons positivos e negativos, os eletrodos expulsam os íons para fora da água, deixando a mais fresca no centro da corrente. Uma série de membranas separa o fluxo de água potável dos fluxos cada vez mais salgados.

O uso de membranas em outros métodos de dessalinização com energia solar não é novo, mas com o método do MIT pode ser extraído até 90% de água potável do líquido salgado original. Com outras técnicas o máximo que conseguiram extrair foi até 60% de água doce.

Via | Science Alert.


Você está farto de que os vidros de seu carro embacem? Veja este truque definitivo

LuisaoCS

Uma das coisas que mais me irritam e, provavelmente, a muitos de vocês, é encontrar os vidros do carro completamente embaçados pela umidade, sobretudo, quando estamos atrasados. O que costumamos fazer é ligar a calefação e esperar durante alguns minutos até que o para-brisa fique parcialmente seco e transparente.

Quando vi pela primeira vez este truque a primeira coisa que pensei foi: " - Jumento, por que não pensou nisso antes?", pois se trata de um DIY que tão só terá que fabricar apenas uma vez, depositar em alguma parte do carro e esquecer por completo da umidade. Com este simples e econômico invento, que usa um par de meias velhas e areia gato com micro cristais de Sílica, não voltará a encontrar esta situação nunca mais, desde que vez em quando, lógico, coloque o artefato para tomar um sol.


Ternos de neoprene. Sério, ternos de neoprene!

LuisaoCS


Link do YouTube

A Quicksilver Japan (só podia) criou uma linha de três ternos de neoprene. Tanto o casaco quanto a gravata, camisa e calça. Para que? Bom, como é possível ver no vídeo, os surfistas são muito arrebatados e assim que vêem o mar não podem evitar dar um mergulho. E se você for um surfista que trabalha em um escritório, como o dono da GoPro, por exemplo, isso pode supor um problema.

Polvo persegue e captura um caranguejo

LuisaoCS

Aparentemente as pessoas não são as únicas que gostam de caranguejo para o jantar. Bettina Turnbull estava no cais da balsa Rose Bay, em Sydney, na Austrália, quando notou um polvo perseguindo um caranguejo nas águas logo abaixo. Este vídeo viral mostra o momento em que o polvo agarrou o crustáceo e mergulhou para o almoço. Tudo o que precisa é uma pitada de sal e um pouco de molho de manteiga. Diliça!


«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 9 | 10 | 11 || Next»