Arquivo do mês de março 2016

«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 || Next»

Dez gramas de nozes ao dia podem alongar sua vida

LuisaoCS

Dez gramas de nozes ao dia podem alongar sua vida

A saúde cardiovascular de todos os grupos étnicos, tanto em homens como em mulheres, melhora ostensivamente se consomem diariamente amendoins ou nozes em estado cru (não fritos nem salgados). Concretamente, no caso dos estadounidenses, observou-se 21% menos risco de mortalidade total e de doença cardíaca com respeito àqueles que não consumiam nozes ou amendoins diariamente. Entre a população asiática, o risco reduziu 17%.

São as conclusões de um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Vanderbilt em Nashville , nos EUA, e publicado na revista JAMA Internal Medicine. Seus efeitos positivos devem-se fundamentalmente a seus altos níveis de ácidos graxos Omega-3.

O estudo foi realizado com 71.764 americanos residentes no sul do país, e com rendimentos baixos e um grupo de 134.265 asiáticos residentes em Xangai. Segundo apontam os autores do estudo:


Nosso sol é capaz de produzir uma labareda apocalíptica, segundo cientistas

LuisaoCS

Nosso sol é capaz de produzir uma labareda apocalíptica, segundo cientistas

Em 2012, analisando dados do Observatório Kepler, um grupo de cientistas notou que algumas estrelas têm a capacidade de produzir um lampejo (superflare em inglês) de enormes proporções, que em alguns casos poderia destruir a vida em planetas limítrofe -se é que tivesse vida-.

Após essa descoberta, os pesquisadores deram-se à tarefa de averiguar se nosso sol tem uma capacidade similar. Uma explosão solar como as que foram observadas suporia uma energia 10 mil vezes mais poderosa do que a registrada na Terra com o evento Carrington em 1859, que perturbou o sistema telegráfico do planeta e que, se ocorrer em nossa época, afetaria seriamente todo o nosso sistema eletrônico e de comunicação.

Segundo cientistas da Universidade Arhaus, nosso sol sim tem uma capacidade de produzir este superflare, resultado de atividade magnética, ainda que já que não tem um campo magnético tão grande quanto o de alguns dos astros explosivos que foram observados, uma labareda em escala apocalíptica seria rara, ainda que possível.

Segundo os pesquisadores um lampejo pequeno ocorreu no ano 775 a.C., de acordo com evidência de anéis de árvores no Japão. Este evento teria sido entre 10 e 100 vezes mais poderoso que qualquer evento sucedido na idade espacial, e seria um importante risco para nossa tecnologia. Para que ocorra algo assim é necessário que uma mancha solar -uma zona de atividade magnética no Sol- ocupe mais de 30% do raio total da estrela.

Pelo momento, não pode ser determinado se acontecerá um evento solar tão poderoso quanto esse, mas talvez se conseguimos viver no planeta centenas de milhares ou até milhões de anos -talvez tendo que fazer um "reboot" de nossa civilização para preservar a Terra- seria muito provável viver situações deste tipo.

Via | Science Daily.


Este jovem DJ adolescente mudou a vida de todos os habitantes de sua comunidade

LuisaoCS

Para muitos de nós, ver televisão, jogar videogames e ler artigos na internet são coisas muito normais no dia a dia. Mas, lamentavelmente, existem muitos lugares com milhares de pessoas que ainda acham que estas atividades são luxos longínquos. E Serra Leoa é um desses países onde o fato de escutar rádio está abrindo passagem pela primeira vez graças aos jovens da nação. Kelvin Doe é um jovem de 15 anos, muito criativo e um exemplo dessa iniciativa.

Kelvin ama inventar coisas e costuma estar rodeado de lixo, onde encontra os materiais para construir os grandes avanços que fez para ele e sua comunidade. Como há energia elétrica apenas um dia na semana onde mora, ele criou uma bateria para que os lares possam ter luz elétrica, mas seu invento favorito é outro.

Seus vizinhos e amigos costumam chamá-lo de DJ Focus, porque desde que criou sua própria equipamento de transmissão de FM, é o encarregado da rádio local.

Em um acampamento de verão, Kelvin e seus colegas de equipe propuseram criar uma rádio FM para que sua comunidade pudesse debater seus problemas e buscar um melhor futuro e assim foi como nasceu o projeto que hoje leva à frente.

Conheçam mais de DJ Focus e a grande contribuição deste garoto autodidata à sua comunidade no vídeo que encabeça este post.


Algo se chocou contra Júpiter e não sabemos o que foi e talvez deveria nos preocupar

LuisaoCS

Neil deGrasse Tyson diz que "Os asteróides são a forma que a natureza tem de nos perguntar de... 'Como vai seu programa espacial?'". E isso ficou evidente no 17 de março de 2016 quando algo se chocou contra Júpiter; algo suficientemente grande para que dois entusiastas conseguissem gravar em vídeo desde a Terra com seus equipamentos, ainda que não tão grande para deixar uma marca na atmosfera do planeta. O mesmo que aconteceu com os objetos que chocaram com Júpiter em 2010 e 2012

Claro que também não sabemos o que impactou contra Júpiter em julho de 2009, ainda que neste caso foi algo tão grande que deixou uma marca do tamanho similar ao do oceano Pacífico; algo que impactou contra Júpiter com uma força milhares de vezes superior ao evento de Tunguska e que o estudo de imagens feitas pelo Hubble sugere que pode ter sido um asteróide de uns 500 metros.


Este vídeo pode te ajudar a transformar o estresse e a ansiedade em uma vantagem

LuisaoCS

O estresse e a ansiedade são dois problemas de saúde que cada vez mais pessoas sofrem, devido ao frenético estilo de vida que impera na atualidade. As causas podem ser variadas: o excesso de trabalho, a conciliação familiar, as relações sociais, as dificuldades econômicas, etc. Um monte de motivos que podem fazer com que nosso corpo reaja de uma maneira que as coisas fujam de nosso controle e derivem em problemas mais graves.

Muitas vezes sofremos os sintomas, mas poucas vezes damos a importância suficiente para tomar alguma medida a respeito. E isso é algo que deveria ser feito com urgência, pois as consequências podem ser leves ou graves.

Aumentos do ritmo cardíaco, dificuldade para respirar, tremores ou suores frios ante situações cotidianas são indicadores inequívocos de que sofremos de estresse ou ansiedade. Até agora, consideramos como algo muito negativo. Mas a psicóloga Kelly McGonigal tem um ponto de vista que é, quando menos, revolucionário. Sua ideia é transformar estes problemas em nossos aliados.

Ainda que esta premissa possa parecer chocante, está muito bem argumentada em sua palestra TED, e que vale a pena ver ainda que pensemos que não sofremos de nenhum destes problemas, já que nunca se sabe quando podem aparecer.

A palestra é muito interessante, mas lembre-se que se você padece de algum destes problemas e isso está impedindo de que leve uma vida normal, o melhor é que você se consulte com um especialista qualificado.


Patins em linha motorizados e fora de estrada

LuisaoCS

Recém lançado pelo departamento de inventos estranhos, estes patins em linha motorizados dispõem de uma esteira que lhes permitem circular fora de áreas planas, por grama ou por terra sem risco de espatifar o nariz no chão, ainda que no vídeo o protagonista parece que vai terminar assim em qualquer momento.

Para a propulsão os patins dispõem de motores elétricos conectados a uma bateria; a velocidade máxima é de 15 km/h e a autonomia de 20 km por carga. Custam em torno de 5.500 reais.

Jacek Skopinski, seu inventor, está trabalhando também em uma versão urbana de seus patins motorizados que, em vez das lagartas, utiliza rodinhas convencionais.


3D Holoportação permite que você praticamente interaja com as pessoas em tempo real

LuisaoCS

Microsoft Holoportation é um novo tipo de tecnologia de captura 3D que permite que os modelos 3D de alta qualidade de pessoas sejam reconstruídos, comprimidos e transmitidos em qualquer lugar do mundo em tempo real.

Quando combinado com exibições de realidade mista, como o HoloLens, esta tecnologia permite aos usuários ver, ouvir e interagir com os participantes remotos em 3D como se estivessem realmente presentes no mesmo espaço físico. Comunicar e interagir com os usuários remotos se torna tão natural quanto um bate-papo face-a-face.

Confira o vídeo da demonstração acima e atente para a grande entrada de Sergio em 0:13. Eu não tenho a mínima idéia do que ele estava fazendo, mas parece engraçado!


«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 || Next»