Arquivo do mês de agosto 2016

«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 || Next»

Como eram fabricados os papéis de parede nos anos 1960

LuisaoCS

Se você quiser fazer um passeio de qualidade pela história recente da humanidade, recomendo vivamente que zapeie o acervo de vídeos da British Pathé, a mídia britânica com um grande legado visual desde o anos 1890.

Neste vídeo acima podemos ver como uma fábrica de 1960 fazia papel de parede. Sim estamos tão acostumados agora com nossas impressoras e rolos de impressão que fica difícil imaginar como esta atividade era feita.

Pois uma mulher usa uma máquina de roteamento para gravar um projeto de estampa sobre um bloco de madeira de plátano. Depois um homem usa o bloco para imprimir manualmente um rolo de papel de parede. Como as tintas ainda não eram de secagem instantânea, longas folhas de papel de parede vermelho e ouro são dependuradas em altas alças para secar.


Seria o planeta “Próximo b” o futuro lar da humanidade?

LuisaoCS

Seria o planeta “Próximo b” o futuro lar da humanidade?
Ilustração artística de Próximo b por M. Kornmesser


A equipe do astrônomo Guillem Anglada-Escudé publicou ontem, 26/08, na revista Nature um das descobertas astronômicas mais importantes e esperadas: a existência de um planeta de tamanho similar à Terra na órbita da estrela mais próxima a nosso Sistema Solar, a apenas quatro anos luz de distância. A partir dos dados obtidos de dois telescópios do Observatório Europeu Austral entre 2000 e 2014 e uma série de observações realizadas entre janeiro e março de 2016, os cientistas detectaram a presença de um planeta rochoso orbitando ao redor da estrela Próxima Centauri.


O que torna a descoberta especialmente interessante é que o planeta, com uma massa de 1,3 vezes a da Terra, se move na zona temperada da estrela, naquela em que talvez seria possível encontrar água em estado líquido. O planeta, batizado como Próximo b, dá uma volta a sua estrela a cada 11,2 dias e o faz tão rápido porque está bem mais para perto do que estamos do Sol, a uns 7,5 milhões de quilômetros (uns 5% da distância que nos separa de nossa estrela). Por outro lado, Próxima Centauri é uma anã vermelha, uma estrela fria da constelação do Centauro que se encontra perto de um par de estrelas bem mais brilhantes conhecidas como Alfa Centauri A e B.


O Airlander 10 sofre danos na aterrissagem depois de seu segundo vôo de teste

LuisaoCS

Depois de um segundo vôo de testes de 100 minutos a aeronave híbrida Airlander 10 acabou danificada ao aterrissar de bico. Felizmente, ao menos segundo a nota de imprensa, nem os tripulantes nem o pessoal de terra sofreram algum dano. Não pode ser dito o mesmo da aeronave, cuja cabine foi destruída. É tranquilizador que a aeronave esteja cheia de helio, que não é inflamável, e de ar.

Ainda não são conhecidas as causas, mas para aprender como voa e a pilotar uma aeronave existem os vôos de prova. E como reza o ditado, qualquer aterrissagem da qual você pode sair andando é uma aterrissagem bem sucedida.

Com 92 metros de comprimento, 43,5 de envergadura, uma altura de 26 e um volume de 38.000 metros cúbicos, o Airlander 10 é a maior aeronave do mundo. Tem uma capacidade de carga de 10 toneladas, uma velocidade de cruzeiro entre 100 e 150 quilômetros por hora, e um teto de serviço de 6000 metros. Pode permanecer em vôo cinco dias se tripulado e até duas semanas se operado a distância.

A Hybrid Air o vê como uma excelente plataforma de transporte, em especial a lugares remotos ou de difícil acesso por terra; de comunicações; e de estudos a partir do ar uma vez dotado dos sensores apropriados.


Invasão Pokémon: o mundo ao avesso

LuisaoCS

Temos aqui um simpático curta-metragem com o mundo ao revés, em que os pokémones chateados com tanta perseguição se insurgem contra seus treinadores, que são obrigados a tomar drásticas medidas, expressadas em rifles de assalto com PokéBalls. É uma mini-produção com muito talento de Joe Murayama.


O primeiro modelador portátil

LuisaoCS

Às vezes me dá raiva estar morando neste país corrupto em momento de crise, sobretudo quando vejo produtos como este acima. É a primeira máquina CNC portátil do mundo, que usa adesivos marcadores para digitalizar e manter o controle do material. A ferramenta de corte retrai automaticamente se você desviar do modelo ou da superfície de trabalho, e você pode até salvar e retomar o seu processo depois. O modelado chegas as prateleiras em setembro do ano que vem. Mas sempre há o problema do preço, que na pré-venda, com 30% de desconto, é de 1.500 dólares. Junte-se ai a papagaiada de impostos de importação e facilmente deverá nos custar uns 12 mil reais.


Cozinhar com microondas reduz as vitaminas e nutrientes dos alimentos?

LuisaoCS

Cozinhar com microondas reduz as vitaminas e nutrientes dos alimentos?

Tão logo o forno microondas começou a ser comercializado, muitos se negavam a usá-lo alegando que produzia câncer e outras doenças. Hoje é um eletrodoméstico presente em praticamente qualquer cozinha.

No entanto, ainda há pessoas que assinalam que, conquanto o microondas não faça mal para a saúde por si só, sua maneira de cozinhar faz com que os alimentos percam vitaminas e nutrientes. Há algo de verdade nisto?


O robô pedreiro que assenta mil tijolos por hora

LuisaoCS

O robô pedreiro da FastBrick Robotics é capaz de colocar mil tijolos por hora, segundo os planos da construção que forem programados previamente. Neste sentido ele é muito parecido ao SAM100 (segundo vídeo). A principal diferença é que o da FastBrick não prepara a massa para mantê-los unidos, mas dizem os especialistas que isso é quase trivial (duvido). Para o ajuste exato dos tijolos utiliza um grande trilho por onde vai se deslocando e um sistema de visão laser para o medir tudo com precisão milimétrica (de fato, 0,5 mm).

O software que utiliza é parecido ao de criar montagens com peças de Lego e é capaz de calcular quantos tijolos são necessários e se há que cortar alguns para conseguir as medidas exatas. Dizem que este tipo de máquinas tem um futuro promissor: fazem seu trabalho sem a necessidade de sair, para firmar o pulso, e durante 24 horas do dia, salvo pequenas paradas de manutenção.


«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 || Next»