Arquivo do mês de outubro 2016

«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 || Next»

Viaje à Estação Espacial Internacional em 4K Ultra HD

LuisaoCS

Se você tem uma tela capaz de suportar uma resolução 4K Ultra HD está de parabéns: A NASA TV postou um novo vídeo que oferece toda uma visita guiada ao interior da Estação Espacial Internacional, produzido em Ultra Alta Definição com qualidade 4K. O que te permite ver com tanta definição a vida cotidiana em órbita à Terra que, quase, parece que você esteja ali, na ISS.

O filme, que dura 18 minutos, utiliza uma lente de olho de peixe para um enfoque extremo em profundidade de campo. Não há narração, só uma sugestiva música de fundo. Ideal para ver às escuras ou em uma sala de cinema.

A visita pelo complexo espacial começa no mirante Cupola, um módulo com sete janelas par observação. Depois a câmera dirige-se ao módulo Unity. Para o final, também contemplaremos o sistema de suporte vital da Tranquility, que recicla água residual e gera oxigênio para que a tripulação respire.

Contemplar a ISS em tamanha resolução permite nos fixar em detalhes que talvez antes tenham passado desapercebidos, como impressões digitais deixadas sobre as janelas da Cúpula, entre outros.


Parece que o solo arde, mas em realidade a natureza está fazendo algo fascinante

LuisaoCS

A natureza é uma desenhadora muito inteligente e a evolução, sua principal ferramenta. Ao longo de milhares de anos, esta incansável arquiteta soube construir todo tipo de engenhosos mecanismos para assegurar a vida e a biodiversidade.

O reino dos cogumelos é um de seus grandes sucessos. Com mais de 100.000 espécies diferentes, os cogumelos fungos são capazes de crescer em quase qualquer habitat, incluindo os mais extremos, como o deserto.

As cogumelos, tal e como as conhecemos, são em realidade o órgão reprodutivo do fungo. E neste caso, também a natureza soube desenvolver uma incrível variedade de cores, formas e tamanhos, adaptados ao meio em que crescem; algumas delas, tão belas como mortais.

Neste vídeo mostramos a engenhosa manobra reprodutiva dos puffballs ou "bufas-de-lobo", um curioso cogumelo que ao mínimo impacto estouram liberando suas esporas em forma de pó.

Graças a sua sensibilidade, as bufas-de-lobo são capazes de estourar ante o impacto das gotas de chuva, liberando as esporas no melhor momento possível, quando as condições de umidade permitirão seu crescimento. Não perca.


Esta máquina de dobra de arame é profundamente satisfatória de assistir

LuisaoCS

Há vários motivos que nos levam a sentir satisfação ao ver um vídeo assim. Primeiro, pelo próprio processo repetitivo que dá formas a diversas peças e molas que por si só terão um papel fundamental no conjunto onde farão parte. Segundo por imaginar a rapidez do próprio processo e tentar imaginar como isso era feito antes quando não existiam tais máquinas.

Isso da mesma forma deveria servir ao princípio de mitigar a lassitude das pessoas mais ansiosas e que não gostam de algumas de suas tarefas e funções atuais; o mais certo é aceitá-las, pois algumas tarefas chatas são a base para o bom funcionamento deste mundo. Muitas coisas que você vai considerar fonte de apatia ou tédio são de fato fundamental para uma inserção adequada no seu dia-a-dia.


Como viver o presente

LuisaoCS

Alguma vez você já se encontrou lutando para se manter no presente? Você está numa festa ou numa reunião, mas sua mente está vagando inteiraemnet em outro lugar. Por que é que temos tanta dificuldade em viver no presente? Enquanto isso não for um problema, que pode ser corrigido durante a noite, o canal "The School of Life" tem algumas ideias sobre como ajudar. Habilite as legendas em português, de necessário!


Este caminhão autônomo da Uber percorreu 200 km sem motorista

LuisaoCS

Otto, o nome do primeiro caminhão autônomo da Uber já é capaz de transportar cargas de uma empresa de cerveja (45.000 Budweisers) durante quase 200 quilômetros sem motorista (humano). Isto é, este caminhão cobriu a distância que há entre as instalações da companhia em Loveland, no estado americano do Colorado, até uma estação de pesagem em Fort Collins sem intervenção humana, conquanto no interior da cabine estava sentado um motorista humano para no caso de alguma coisa dar merda errado.

Contudo, o humano ainda teve que conduzir em algumas partes da viagem como em áreas urbanas, nas interseções e dentro cidades, até tomar a via de 200 quilômetros que foi coberta de forma autônoma. Você pode vê-lo em ação no seguinte vídeo:

Otto está programado para manter a distância de segurança correta com respeito ao veículo a frente, manter uma velocidade adequada e mudar de pista se for necessário.

A Uber adquiriu Otto em agosto por 700 milhões de dólares, poucos meses depois que startup iniciou suas operações com o fim de diversificar sua plataforma de negócios com um serviço chamado UberFreight. Com esta façanha, Uber, pois, pisa firme com seu modelo de transporte autônomo e estima que pode colocar nas estradas uma frota autônoma em curto prazo se as leis locais assim permitirem.


Uma magnífica explicação de como funcionam as marchas de um carro

LuisaoCS

Um vídeo da velha escola, de 1936, que explica magnificamente, tintim-por-tintim o funcionamento da transmissão e das marchas de um carro moderno ("moderno" faz 80 anos) que fazem com que o veículo adquira velocidade para se mover para frente e também para trás.

A explicação começa com o princípio da alavanca, a máquina simples que permite a um homem mover um vagão de trem, e sua aplicação no automóvel. Em uma engrenagem cada dente é uma alavanca e as engrenagens da transmissão transmitem, multiplicam ou dividem, a força e o movimento produzidos pelo motor. O vídeo avança passo a passo na construção de uma caixa de transmissão simples, com três marchas para frente e uma marcha para trás.

Além da explicação de como cada marcha entra em ação também explicam como são sincronizadas, igualando sua velocidade para que a mudança entre uma e outra seja suave, sem golpes bruscos entre elementos que giram a diferentes velocidades.

O vídeo é dedicado à transmissão da força do motor para as rodas, pelo que, ainda que se trate de uma caixa de marchas manual, ignora todo o referente à embreagem, que é o dispositivo que isola a caixa do motor enquanto acontece uma mudança.

Ainda que se trate de uma versão simplificada de uma caixa de troca de marchas, por si só bastante simples, não podemos esquecer que se trata de um vídeo da Chevrolet de 1936 e provavelmente seja uma das explicações mais fáceis de entender, inclusive se você não entende o idioma bretão.


Como foi feito o ciberataque da última sexta-feira que derrubou um monte de sites?

LuisaoCS

Como foi feito o ciberataque da última sexta-feira que derrubou um monte de sites?

O ciberataque desta sexta-feira, 21 de outubro, foi um dos maiores da história e abre a porta a uma nova era da guerra cibernética. Antigamente os hackers serviam-se de computadores pessoais para injetar código malicioso (malware), mas agora estão utilizado a chamada "Internet das coisas", aparelhos eletrodomésticos e demais, que não costumam ter antivírus. Já que a cada vez teremos mais destes aparelhos inteligentes que são conectados à Rede, e isto seguramente criará uma faixa de oportunidade para criminosos digitais.

O ataque foi realizado utilizando um exército de zumbis, todos estes aparelhos que jazem como em estado coma e que podem ser animados. Para efetuar um DDoS desta magnitude, os criminosos cibernéticos primeiro milhares ou dezenas de milhares de equipamentos informáticos e instalaram um malware que, literalmente, ficou dormindo esperando instruções para começar a funcionar. Esta tarefa é complicada e lenta, já que há que infectar equipamentos pouco a pouco com um vírus bem desenhado para que fiquem latentes sem que sejam identificados.


«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 || Next»