Arquivo do mês de November 2015

«Prev || 1 | 2 || Next»

A solidão nos adoenta porque causa mudanças celulares em nosso corpo

LuisaoCS

A solidão nos adoenta porque causa mudanças celulares em nosso corpo

Não fomos desenhados (evolutivamente falando) para ser eremitas, para contemplar a vida de uma atalaia, para viver sem relacionamento com os demais, isolados do mundo (por muito que às vezes gostamos de fazê-lo). Pouco tempo vivendo longe dos demais nos deixa tristes. Quando mais rimos é quando estamos com nossos amigos e familiares, nossa vida faz sentido quando a vemos através dos olhos dos entes queridos.

Todas estas ideias, que parecem trazidas por um estagiário assistente do Paulo Coelho, em realidade tem efeitos perceptíveis em nosso organismo. A solidão, literalmente, origina mudanças celulares que desencadeiam em doenças.

John Cacioppo da Universidade de Chicago, Steven W. Escola da Universidade de Califórnia em Los Angeles e John P. Capitanio do Centro de Pesquisa Nacional de Primatas da Universidade da Califórnia realizaram um estudo para avaliar como a solidão provoca mudanças fisiológicos em nosso organismo, não só psicológicos. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os pesquisadores examinaram a expressão de genes nos leucócitos, células do sistema imunológico implicadas na proteção do corpo contra os vírus e as bactérias. Segundo suas conclusões, a solidão afeta à produção de leucócitos do sangue, predispondo as pessoas solitárias a ter uma resposta imune menos eficaz.

Não é por acaso que a solidão é uma das maiores causas de adoecimento na terceira idade.

Via | Science Daily.


O estudo que pode acabar com todas as dietas

LuisaoCS

O estudo que pode acabar com todas as dietas

Alguma vez você já se perguntou por que sua dieta não funciona? Um estudo realizado por pesquisadores israelenses indica que a maioria dos estudos nutricionais estão errados e que os alimentos têm um efeito muito diferente em cada pessoa. O trabalho, publicado na última semana na revista Cell, baseia-se no estudo detalhado dos níveis de açúcar de 800 voluntários durante uma semana e de suas reações ante diferentes alimentos. Inclusive quando comiam a mesma coisa, seu índice glicêmico reagia de forma muito diferente em cada pessoa.

O trabalho, realizado pela equipe de Eran Segal e Eran Elinav, se centrou especialmente na análise do nível de açúcar no sangue depois da ingestão de alimentos, um fator de vital importância em doenças como a obesidade e a diabetes. Os cientistas do Instituto Weizmann registraram análise de sangue e de fezes, medidas corporais e analisaram um total de 46.898 alimentos que os voluntários registraram meticulosamente durante o estudo através de uma aplicação móvel. E uma vez analisados os resultados, os pesquisadores asseguram que demonstram que o índice glicêmico não é um valor fixo e que depende de cada indivíduo.


Teste de sangue pode indicar tempo de recuperação pós-operatório

LuisaoCS

Teste de sangue pode indicar tempo de recuperação pós-operatório

Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, dizem que um exame de sangue pode prever o tempo de recuperação dos pacientes após a cirurgia.

As amostras de sangue colhidas pouco antes de um procedimento feito pelo paciente poderiam ser úteis para o planejamento do tratamento médico pós-cirurgia.

Os pesquisadores descobriram que as amostras de sangue cirúrgicas correlacionavam com o perfil individual de recuperação clínica de 25 pacientes submetidos à cirurgia de quadril.

Os investigadores estão agora preparando um estudo maior com 80 pacientes cirúrgicos para testar sua teoria. Se o experimento for bem sucedido, a equipe espera identificar as proteínas ativadas mais críticas no sangue para desenvolver uma análise que pode ser feito com máquinas de análise de células que a maioria dos hospitais já têm.

Via | Anesthesiology.


Apesar de todos os avanços tecnológicos o ser humano ainda faz guerra à ciência

LuisaoCS

Apesar dos avanços científicos muitos seguem achando que vacinas causam dano, que a mudança climática não existe e que é melhor desperdiçar milhões de dólares em armamento que em educação ou pesquisa científica. No século XVI o astrônomo Giordano Bruno foi queimado na fogueira por dizer que a terra não era o centro do universo e Galileu Galilei teve que enfrentar muitas vezes à Inquisição. Após vários séculos e ainda, pese que saibamos que contribuíram muitíssimo à humanidade, seguimos fazendo a guerra contra a ciência. Este vídeo acima explicará por que.

A ignorância parece ser algo que caracterizou a humanidade. Tal e qual disse Carl Sagan certa vez:

- "Vivemos em uma sociedade completamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe sobre ciência e tecnologia".

Uma mensagem para dar-nos conta da importância que tem o conhecimento para o ser humano e é algo que deveríamos exigir de nossos líderes e governos. É preciso maior investimento em educação e pesquisa. Ao final beneficiará todo o mundo.


Um grupo de biohackers está tentando criar insulina genérica e livre de patentes

LuisaoCS

Um grupo de biohackers está tentando criar insulina genérica e livre de patentes

Todas as variedades conhecidas de insulina que uma pessoa diabética pode encontrar na farmácia têm uma coisa em comum: estão protegidas por sua própria patente. Um grupo de cientistas quer acabar com esse oligopólio e para isso está desenvolvendo a primeira insulina totalmente livre e genérica.

Desenvolver uma insulina genérica suporia libertar o mercado de um composto caro, mas vital para mais de 370 milhões de pessoas no mundo. O processo, no entanto, não é nada fácil. A insulina é uma substância orgânica complicada de produzir em laboratório. O projeto para criar a versão livre deste fármaco chama-se Open Insulin, e corre por conta de um laboratório farmacêutico chamado Counter Culture Labs.


O excesso de álcool aumenta em até 70% o risco de insuficiência cardíaca

LuisaoCS

O excesso de álcool aumenta em até 70% o risco de insuficiência cardíaca

Segundo o último estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em San Francisco, e que foi apresentado na reunião da American Heart Association em Orlando, o abuso de bebidas alcoólicas pode aumentar drasticamente o risco de insuficiência cardíaca inclusive se a pessoa é jovem e saudável.

Para levar a cabo o estudo, analisaram os registros de mais de 858.000 pacientes tratados na Califórnia entre 2005 e 2009 com uma faixa de idades entre os 30 e 70 anos.

Os médicos diagnosticaram abuso do álcool em 4% dessas pessoas. Em geral, ao redor de 12% contraíram insuficiência cardíaca congestiva, descobriram os pesquisadores. Segundo explica Isaac Whitman, líder do estudo:

- "No caso do álcool, não acho que seja prudente dizer que posso abusar do álcool porque sou jovem e estou saudável. Você pode estar causando mais dano a seu corpo mesmo em comparação com outras pessoas mais velhas".

A explicação é que se você é uma pessoa saudável, seu coração é desproporcionadamente mais susceptível aos efeitos tóxicos do álcool já que, se seu coração está doente, a toxicidade acrescentada pela bebida pode não ter um excessivo impacto.

Via | Health Day.


O Reino Unido quer banir a homeopatia

LuisaoCS

O Reino Unido quer banir a homeopatia

Ministros do Reino Unido estão considerando uma decisão inteligente: banir de vez a homeopatia dos tratamentos que podem ser prescritos por médicos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (NHS). No momento, o NHS gasta 4 milhões de libras (23 milhões de reais) em receitas médicas homeopáticas a cada ano. Mas uma consulta deverá ser realizada no próximo ano para considerar a proscrição.

O movimento começou com uma campanha da Good Thinking Society, que pedia para adicionar a homeopatia na lista negra da NHS, e ameaçou levar o caso aos tribunais. A lista negra, também conhecida como Anexo 1, já proíbe a prescrição de mais de 3.000 produtos, incluindo fitoterápicos inócuos, protetores solar, e vinho.


«Prev || 1 | 2 || Next»