Arquivo do mês de outubro 2018
Cientistas revelam que alimentos ajudam a prevenir o câncer
Cientistas demonstraram que comer alimentos orgânicos reduz o risco de padecer de certos tipos de câncer, segundo um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine. De acordo com os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatísticas de Paris, que examinaram os dados de aproximadamente 70.000 adultos franceses durante os anos 2009 e 2016, as taxas de câncer de mama e de linfoma não hodgkiniano foram mais baixas entre as pessoas que evitavam a comida convencional.
Os voluntários foram divididos em quatro grupos, dependendo da proporção na dieta de produtos orgânicos que são beneficiados sem o uso de pesticidas, fertilizantes minerais sintéticos, reguladores do crescimento, aditivos alimentícios artificiais e componentes modificados geneticamente. Os cientistas também levaram em conta outros fatores que influem no risco de desenvolver câncer.
A NASA encontrou um estranho iceberg perfeitamente retangular
A missão ICE da NASA encontrou como parte da Operação IceBridge um iceberg tabular gigante da plataforma de gelo Larsen C que parece ter sido recortado de forma retangular com uma serra gigante. No entanto, trata-se de um fenômeno puramente natural. Assim como os icebergs convencionais, só 10 % de seu tamanho sobressai dao água, ainda que sua massa subaquática parece ter uma forma similar a da superfície.
Os icebergs tabulares são enormes placas de gelo com uma parte superior plana e lados verticais que se formam no desprendimento das grandes plataformas de gelo que rodeiam os pólos. Estes podem tomar formas geometricamente mais regulares.
Segundo os cálculos de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, estes particulares icebergs podem ser verdadeiramente imensos, medindo centenas e às vezes milhares de quilômetros quadrados, como o B-15, formado no ano 2000, que com seus 11.000 quilômetros quadrados se transformou no maior objeto flutuante do mundo já registrado.
Via | a.
A origem da vida na Terra pode proceder inclusive de bem mais além da Via Láctea
Cientista do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Massachusetts, Estados Unidos, calcularam a escala de uma teoria conhecida como panspermia, que pressupõe que a vida do Universo pode ser distribuída por meteoros, asteroides, planetoides e outros corpos celestes.
Esta linha de pensamento baseia-se em que os microrganismos e os precursores químicos da vida podem sobreviver quando sua transportados entre sistemas estelares e, graças a um modelo analítico, os pesquisadores demonstraram que na Via Láctea seriam trocados os componentes necessários para a vida, um processo que também poderia ser estendido no âmbito intergaláctico.
Problema global: Alertam sobre uma crise de fertilidade masculina
A infertilidade é um problema que afeta a cada vez mais os homens, segundo um novo estudo. Ao analisar os dados de dois centros de fertilidade entre 2002 e 2017, os cientistas descobriram que durante esse período, o número de pacientes que buscaram tratamento se multiplicou por sete, de 8.000 a 60.000.
Os pesquisadores constataram ademais que, entre estes, a qualidade do sêmen caiu consideravelmente. Em muitos casos, a concentração de espermatozoides era tão baixa que precisaram recorrer à fecundação in vitro para poder conceber.
Rosetta registra o cometa 67P como nunca antes
Faz alguns dias que a Agência Espacial Européia publicou uma imagem única que revela como é a paisagem na superfície do cometa 67P/Churiúmov-Gerasimenko. A instantânea foi feita, não obstante, em setembro de 2014 pela sonda Rosetta da ESA.
A foto é uma combinação de três imagens e foi montada pelo astrônomo Jacint R. Perez. À hora de captar a imagem, a Rosetta encontrava-se a 28,2 quilômetros do centro do cometa e a 26,2 quilômetros de sua superfície.