Arquivo do mês de janeiro 2014
O Sistema Solar dentro de seu relógio e em tempo real
Após descobrir o seguinte relógio, acho que poderia constituir um estupendo complemento de contemplação do sistema solar, com toda classe de informação suplementar: nada menos que um relógio clássico, salvo que não mostra à hora senão a disposição dos seis planetas do Sistema Solar mais próximos ao Sol, e em tempo real. Como se fosse um planetário miniaturizado.
Seu nome é Complication Poétique Midnight Planétarium. A caixa e máquina são de ouro rosado (uma liga de ouro e cobre). Aventurina, serpentina, jade escura, turquesa, jaspe vermelho, ágata azul e sugilita foram utilizadas para representar Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. Trata-se de uma obra de arte de engenharia que só pode ser solicitada por encomenda e se levarmos em conta como referência os preços de outros relógios feitos por Van Cleef & Arpels (de 20 a 50 mil dólares), não restam dúvidas de que o Midnight Planétarium não é muito barato.
Uma lanterna de 500 LEDs
A brutalidade que é mostrada no vídeo acima é uma lanterna caseira formada por 500 LEDs. Acende em grupos de 100 e se realmente alguém precisa utilizar os 500 deve saber que a bateria durará uns dez minutos. Agora bem, o efeito valerá a pena e se alguma vez precisar usar uma lanterna de 500 LEDs significará que deve fazer algo logo ou em menos de dez minutos estará morto e na penumbra.
Há que reconhecer que o vídeo é um pouco aborrecido, já que mostra o processo de fabricação em absoluto silêncio, mas a partir do segundo minuto é possível ver a lanterna em ação. Todos deveríamos ter uma para encontrar chaves em lugares escuros, como debaixo do sofá, da geladeira... este dia perdia as minhas e só consegui encontrar dentro da casinha do cachorro só porque ela tem aquele localizador de chave.
Yolkfish: o peixe comedor de gemas
Criado pela empresa Peleg Design com sede em Tel Aviv, o Yolkfish é uma ferramenta de cozinha inteligente projetada como um peixe que engole as gemas como meio de separá-las da clara do ovo. As gemas podem ser depositadas em outro lugar pressionando levemente o peixinho bocudo. Veja em ação no vídeo acima.