Arquivo do mês de outubro 2011

«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 9 | 10 | 11 || Next»

Erupções vulcânicas pelo mundo

Luna

20111031-vulcano.jpg


Nas profundezas da Terra é quente, muito quente. Tão quente que algumas rochas derretem lentamente e transformam-se numa substância espessa - o magma. Sendo mais leve que a rocha sólida em torno dele, ele sobe e se acumula em câmaras magmáticas. Quando o magma é empurrado através de aberturas e fissuras para a superfície da Terra, uma erupção vulcânica ocorre, e teremos a lava. Se o magma é fino, escasso em sílica, os gases podem escapar facilmente a partir dele. Mas se o magma é espesso e pegajoso, apresentando grande quantidade em sílica, os gases não podem escapar assim tão fácil. A pressão aumenta até que os gases escapem violentamente - BUUUMM! Temos uma erupção explosiva. Algo realmente poderoso e devastador.

O asteroide 2005 YU55 passará bem próximo da Terra

LuisaoCS

O asteroide 2005 YU55 passará bem próximo da Terra

O asteroide 2005 YU55, que em seu dia foi qualificado como uma ameaça para a Terra, passará a 324.600 quilômetros do planeta no próximo 8 de novembro. Segundo os especialistas, não há perigo de colisão. No entanto, dado que se trata de uma distância muito curta, mais próxima que a órbita da Lua, a NASA anunciou que seguirá a trajetória do corpo até que se afaste.


Estimulação magnética poderia bloquear a capacidade de mentir

LuisaoCS

Estimulação magnética poderia bloquear a capacidade de mentir

Mentir é, sem dúvida, uma das conquistas mais refinadas da evolução humana, mas também uma das mais misteriosas. E talvez seja essa dupla fascinação a que impulsionou, quase desde sempre, numerosas pesquisas a partir de diversas perspectivas em torno da mentira.

Em anos recentes, com o apoio dos modernos scanners cerebrais e as descobertas sobre a fisiologia dos processos mentais, pouco a pouco revelaram-se alguns dos segredos da mentira, às vezes com o único objetivo de prevenir ou surpreender o mentiroso em flagrante delito. Neste sentido recordemos que, ao longo da história, foram muitos os procedimentos com os quais se tentou "corrigir" o mentiroso, desde a tortura até o polígrafo, passando pela sistematização de certos sinais da linguagem corporal que involuntariamente evidenciam quem finge e quem diz a verdade.


Curiosidades sobre vitaminas e minerais

LuisaoCS

Curiosidades sobre vitaminas e minerais

85 gramas de vitamina A é o que basta para nosso corpo durante toda a vida (e 28 gramas de vitamina B). Precisando de tão poucas vitaminas desta classe, resulta curioso que não possamos produzi-las nós mesmos, sendo como somos tão dependentes delas. Por exemplo, a batata é capaz de produzir vitamina C, por que nós não?

Se falarmos de minerais (as vitaminas procedem de organismos vivos, os minerais não), em realidade estamos falando de elementos químicos em geral (ferro, cálcio, etc.) que nos sustentam. Se eliminássemos o zinco de nossa dieta, sofreríamos uma doença conhecida como hipogeusia, na qual as papilas gustativas deixam de funcionar e a comida acaba resultando insípida, repulsiva inclusive. Mas ninguém sabe para que serve o bromo, apesar de que dispomos de muito bromo repartido por nossos tecidos: talvez em algum dia saibamo-lo, porque até 1977, por exemplo, não se sabia que papel desempenhava o zinco em nossa dieta.


Decifrado um texto secreto maçônico a mais de 250 anos

LuisaoCS

Decifrado um texto secreto maçônico  a mais de 250 anos

Um equipe de cientistas suecos e estadunidenses decifraram um manuscrito encriptado de mais de 250 anos. O documento chamado "Copiale Cipher" era todo um enigma para os pesquisadores. Agora, graças a técnicas de tradução estatística os especialistas em computação conseguiram interpretar e saber que pertencia a uma sociedade secreta maçônica interessada na oftalmologia.

Depois de meses de trabalho os estudiosos destas 105 amarelentas páginas cheias de estranhos símbolos ilegíveis, conseguiram finalmente decifrá-los. Uma mistura de símbolos abstratos e letras romanas que enchiam este enigmático documento datado dos anos 1730 e escrito a mão. Ao todo 75.000 estranhos caracteres e letras desconexas além do nome de seu proprietário "Philipp 1866" escrito em um marcador de páginas e a nota ao final do documento onde estava escrito "Copiale3".


Microsoft foi eleita como a melhor multinacional para trabalhar do mundo

LuisaoCS

Microsoft foi eleita como a melhor multinacional para trabalhar do mundo

Microsoft, por anos rodeada de um aura de escritório de cubículos cinzas e homens com gravata sentados a frente de igualmente cinzas computadores, foi indicada este ano no primeiro posto da lista "Great Place to Work" como a melhor multinacional para trabalhar do mundo. Ao que parece as aparências enganam.

Great Place to Work pesquisou 2,5 milhões de empregados de grandes empresas com respeito de como é trabalhar nessa companhia. Três empresas tecnológicas seguiram a Microsoft no ranking: o fabricante de software SAS, a empresa de armazenamento de dados NetApp, e Google no quarto lugar.


Quando a singularidade nos alcançar

LuisaoCS

Quando a singularidade nos alcançar
Metropolis de Fritz Lang (1927)

Há 130 anos, a lâmpada incandescente chegou ao mundo e este mudou para sempre. Ainda que Benjamin Franklin tenha literalmente aterrissado o fenômeno elétrico à realidade cotidiana com a famosa história que conta como soltava pipas durante uma chuva, a verdade é que a eletricidade não teve um uso doméstico até que o grande inventor ladravaz Thomas Edison patenteasse a lâmpada em 1880. Digo patentear e não inventar, porque Warren de la Rue já tinha feito uma lâmpada quarenta anos antes, em 1840.

Com a produção e difusão em massa da lâmpada deixamos, de uma hora para outra, de depender do Sol para trabalhar. Agora podíamos ser funcionais nos horários que quiséssemos, inclusive de forma continuada. Os refrigeradores massificaram-se, permitindo o transporte e armazenamento de alimentos em bom estado por maior tempo, mudando nossas práticas de colheita e alimentação. As máquinas que foram possíveis graças à eletricidade permitiram liberar os humanos de realizar trabalhos perigosos ou muito cansativos, e, de passagem, aumentaram a velocidade com que muitos desses trabalhos eram realizados. Tudo isso começou há apenas 130 anos.


«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 9 | 10 | 11 || Next»