Arquivo do mês de maio 2012

«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 8 | 9 | 10 || Next»

Adolescente egípcia patenteia um sistema de propulsão espacial baseado na Física Quântica

LuisaoCS

Adolescente egípcia patenta um sistema de propulsão espacial baseado na Física Quântica

A solução às viagens espaciais com velocidade tal (e de baixo custo) que rivalizaria com a que conhecemos até agora apenas pela ficção científica pode estar no cérebro de uma estudante egípcia. Uma precoce gênio que patenteou um sistema de propulsão para naves espaciais que aproveita a Física Quântica, especialmente no que tem a ver com a noção de que o espaço não está realmente vazio, senão que é repleto de partículas e anti-partículas que existem por um período de tempo infinitesimal antes de se destruir mutuamente. Aisha Mustafa acha que pode aproveitar esta circunstância para conseguir a propulsão a grande velocidade e baixo custo.

Através do conhecido efeito Casimir, relacionado com a atração mútua de objetos metálicos no vazio quântico, Aisha Mustafa desenvolveu o conceito de uma vacuidade refletiva móvel na qual duas lâminas muito planas se mantêm muito próximas e em um dado momento se movem para interagir com as partículas quânticas situadas entre ambas.

Mustafa conseguiu resultados com lâminas de silício similares às das placas solares, obtendo uma força de empuxo infinitesimal, mas que no espaço poderia servir para impulsionar um objeto dado que não há tantas partículas em suspensão que ofereçam atrito. Assim já não seria necessário levar tanques enormes carregados de combustível com o objetivo de conseguir a reação química que impulsione às naves espaciais.

Agora falta que este incipiente desenvolvimento teórico com teste limitados seja realizado a maior escala. Será preciso o investimento de alguma empresa ou instituição acadêmica, com dinheiro para rasgar, para elaborar estudos mais avançados, mas talvez em algum dia, após tudo, sim terminemos viajando à Lua para passar o fim de semana assim como quem desce a serra para ir catar corrupto na areia da praia.

Via | OnIslam.


Alguém tem coragem para enfrentar isto?

LuisaoCS

Algo muito grave vem acontecendo no Pacífico e até a mídia corporativa acostumada a varrer o lixo para debaixo do tapete já falou sobre o assunto. Este curta-metragem sobre a ilha de Midway deixa bem mais claro qual é a situação de milhares de aves como conseqüência da presença de toneladas de lixo de objetos plásticos. Desaconselhável para pessoas sensíveis insensíveis.


O contato de um homem incrementa a temperatura no corpo da mulher

LuisaoCS

O contato de um homem incrementa a temperatura no corpo da mulher

O contato corporal é uma das expressões de afeto mais necessárias no ser humano, indispensáveis e também de alguma maneira inestimável, já que, ademais, gera reações fisiológicas muito precisas.

Em um estudo recente realizado por Amanda Hahn, pesquisadora da universidade inglesa de St. Andrews, descobriu-se que o contato de um homem incrementa a temperatura no rosto e no seio de uma mulher.

Na pesquisa realizaram fotografias térmicas de dois grupos de jovens mulheres heterossexuais enquanto dois membros da equipe, um homem e uma mulher, interagiam corporalmente com elas: tocando-lhes o braço, a palma da mão, o rosto e os seios.

Quando a experimentadora tocava às voluntárias, a média de temperatura corporal aumentava em um décimo de grau Celsius. No entanto, este efeito se triplicou quando o contato vinha do homem, em cujo caso o aumento atingiu quase 1 grau completo, sobretudo na pele do rosto e no seio das voluntárias.

De acordo com a pesquisadora, estas mudanças não são perceptíveis a simples vista, ainda que pode ser o caso de que alguém sim os detecte e, então, obtenha uma verdadeira vantagem na chamada comunicação não verbal ou linguagem corporal.

Via | Huff Post.


O robô-mascote-dinossauro PLEO Rb

LuisaoCS

Este PLEO Rb (Reborn) é a segunda geração do popular mascote dinossauro e uma revolução em relação aos robôs domésticos. Tem 14 servomotores, 12 sensores de tato, acelerômetro, sensor de temperatura, sensação de tempo, câmera detectora, sistema de infravermelhos, microfone, sensores de contato nos pés, detecção mediante RFID, reconhecimento de voz, bateria de Lítio, mais de 600 animações de vida artificial, habilidades relacionadas com emoções e estados como alimentação, movimento, caráter, gênero, valor, temperamento, atividade, obediência, estado de saúde e forma de dinossauro... Com invejinha Aibo?

Cada unidade nasce como um filhotinho e vai evoluindo e desenvolvendo sua própria personalidade, convertendo-se em uma forma de vida única em sua espécie. Cada um reagirá de maneira diferente aos diferentes estímulos de seu meio. Há mais obedientes, mais ativos, tímidos... e com o tempo irá mudando segundo for cuidado e alimentado e conforme seu dono brinque com ele.


Golpe de misericórdia no Orkut?

LuisaoCS

O Orkut, por verdade, nunca foi muito popular no mundo, ainda que tenha caído nas graças, primeiro dos indianos e depois dos brasileiros que sempre tiveram esta rede como um xodó de suas "brasileirices". Até que começaram a debandar para outras redes, sobretudo para o Facebook.

O que resta ainda na rede social aparentemente deverá ser migrado para o Google+, e o primeiro passo foi anunciado hoje através de um "perfil unificado", que compartilha os posts em ambas redes sociais ao mesmo tempo.

A opção deve ser ativada, e ainda que não indicam se o Orkut vai mesmo desaparecer, é possível que a unificação de perfis tenha maiores conseqüências. Por exemplo, o uso de nomes raros, permitidos no Orkut, são proibidos no Google+.

Obviamente a ideia levanta suspeitas sobre o futuro do Orkut. Que sentido tem para Google manter duas redes sociais? Como cabe o Orkut na estratégia de unificação de serviços da companhia de Mountain View?

Via | The Next Web.


Apneia do sono associada a altos índices de morte por câncer

LuisaoCS

A apneia é um dos transtornos do sono mais conhecidos na atualidade, tanto que sua incidência é largamente conhecida e associada a outros padecimentos como a obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e outros.

Agora, ao que parece, a apneia também é fator no índice de mortalidade de pessoas que desenvolvem um tumor maligno. Médicos da Universidade de Wisconsin analisaram os dados de 1.522 mortes por câncer ocorridas em 22 anos, nas quais notaram que a apneia poderia estar associada com uma maior mortalidade, ao acelerar a progressão do câncer.

Isto em boa medida pela hipoxia produzida durante a apneia, a falta de oxigênio no corpo como produto da interrupção momentânea na respiração.

Via | PressTV.


Festa da Química

LuisaoCS

"Festa da Química" é um desses vídeos que pode parecer uma grande bobagem a quem não liga o nome ao assunto, mas uma dose de percepção nerd permitirá saber que é super criativo e instrutivo sobre a química básica. Nunca foi tão fácil e divertido estudar Química!


«Prev || 1 | 2 | 3 |...| 8 | 9 | 10 || Next»