Arquivo do mês de junho 2012

«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 || Next»

A meditação fomenta o crescimento e o desenvolvimento do cérebro

LuisaoCS

A meditação fomenta o crescimento e o desenvolvimento do cérebro

A meditação oferece benefícios à saúde integral do corpo que foram comprovados em múltiplas ocasiões e estudos. Agora, por uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Oregon, soma-se o achado de que esta prática pode provocar o crescimento nas dimensões do cérebro.

Trata-se especificamente de uma técnica de meditação chinesa conhecida como "treinamento integrativo corpo-mente" ("integrative body-mind training"), que após um mês, segundo medições realizadas pelo pesquisador Michael Posner, gera um incremento na densidade axonal (as conexões entre células) e o crescimento da mielina, uma camada lipídica, de cor verde reluzente e de caráter birrefringente, que cumpre funções de proteção.

O estudo mostra as zonas específicas da matéria branca que sofrem mudanças positivas graças a meditação, assegura Posner, que são sumamente similares aos que ocorrem com o cérebro durante os primeiros anos da infância.

Via | Disinfo.


Será que é possível aprender enquanto dorme?

LuisaoCS

Será que é possível aprender enquanto dorme?

Perdoem minha redundância, mas por fim seus sonhos se tornarão realidade: aprender enquanto dorme. Há quem mantenha a crença de que é possível aprender, por exemplo, um idioma, enquanto está dormindo, e por fim a Ciência corroborou essa crença, mas só em parte. Neurologistas acabam de constatar que durante o sono não é possível adquirir conhecimentos, mas sim podemos reforçar os conhecimentos previamente adquiridos.


O ornitorrinco: o animal que mais sonha

LuisaoCS

O ornitorrinco: o animal que mais sonha

Se nos perguntarmos qual animal é o que mais sonha, possivelmente pensaremos de imediato nos animais que mais dormem, como o bicho-preguiça ou quem sabe o gato. Ou talvez o ser humano, que possui o cérebro mais complexo, mas não é bem assim. O animal que mais sonha é o ornitorrinco.

Dormir não é sinônimo de sonhar. O sonho é apenas uma parte, a chamada fase de sono paradoxal, na qual há movimentos oculares rápidos, ou REM. Uma fase descoberta por um aluno de pós-graduação de Fisiologia da Universidade de Aserinsky, em 1952.

Muitos animais passam pela fase REM, não apenas os seres humanos. O ornitorrinco é o animal que mais tempo emprega na fase REM do sono: umas 8 horas diárias mais ou menos. Este animal nasce completamente indefeso e cego, é incapaz de termorregular-se e de encontrar seu sustento por si próprio. No outro extremo, o golfinho recém nascido que pode e precisa termorregular-se, nadar, seguir a sua mãe e evitar os depredadores. Os golfinhos adultos mal conhecem o sono REM.

Os grandes períodos de sono REM dos animais imaturos serviriam para estabelecer as conexões neuronais geneticamente programadas. Talvez o sono REM aja como um substituto da estimulação sensorial externa.


Por que as empresas deveriam contratar pessoas introvertidas?

LuisaoCS

Por que as empresas deveriam contratar pessoas introvertidas?

Ao discurso trabalhista dominante da audácia, temeridade e protagonismo, pode opor-se um que destaca as qualidades dos introvertidos como vantagens no meio trabalhista: a persistência, a cautela e a solidão como fundamentos de um bom desempenho profissional.

Há muitos anos, a retórica trabalhista e de contratações vem privilegiando um perfil psicológico audaz, temerário, propositivo para as pessoas que desejam conseguir um emprego, marginalizando um pouco àqueles cuja essência é justamente aquela oposta que tanto apregoam: tímido, retraído, receoso de lideranças e do reconhecimento público, ou seja, o típico Zézinho, sempre na dele, mas tão eficiente quanto.

Contudo, existe uma corrente paralela a esse mesmo discurso dominante que sublinha os traços de introversão que redundam em benefício no meio trabalhista, tanto para o introvertido como para a empresa que se serve de seu trabalho.


Vinho tinto tem benefícios idênticos aos do exercício físico

LuisaoCS

Vinho tinto tem benefícios idênticos aos do exercício físico

Há muito tempo, desde a época dos segredos de Vovó, corroborado por vários estudo científicos recentes, sabemos dos efeitos benéficos do vinho tinto, considerado de longe uma das bebidas mais saudáveis. Agora devemos somar à lista a descoberta de Jason Dyck e outros pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que indica que um dos componentes naturais deste derivado da uva melhora as funções cardíacas, musculares e ósseas, além do desempenho físico, da mesma forma que "intensos treinamentos de resistência", segundo palavras do próprio Dyck.


Esportes extremos: roleta russa com ovos

LuisaoCS

O campeonato mundial de Roleta Russa com ovos acontece em Lincolnshire, Reino Unido. A principal diferença com respeito a Roleta Russa original é que é realizada ao ar livre. Em princípio a opção de morrer não está contemplada no regulamento, ainda que um impacto ovóide mal dado pode causar graves transtornos neuronais.

O fator sorte é essencial neste esporte, que consta de dois resultados possíveis: se arrebentam um ovo na sua cabeça e não está cozido, ganha. Em caso contrário, é o campeão.

Não existem, ou ao menos não conheço, métodos de treinamento para poder se preparar antes do evento, mas de toda forma perseguir galinhas no quintal é um exercício aeróbico sempre recomendável que pode ser combinado com seu equivalente anaeróbico: uma vez agarrada a galinha, executar 2 sets de 15 reps de levantamentos controlando a respiração para roubar no exercício.

Se quiser fazer parte do evento, o único requisito indispensável para participar no campeonato é ter ovos (sim, era para ser uma piadinha. Perdão!).

Via | Neatorama.


Um robô que sempre ganha no Pedra, Papel e Tesoura

LuisaoCS

O laboratório de Isikawha Oku decidiu arruinar de vez a existência de todos os campeões internacionais de Pedra, Papel e Tesoura. Para isso criou uma mão robótica com câmeras de alta velocidade, de forma que pode saber com que arma vai atacar o ser humano e responder em um milésimo de segundo. A mão, maldita seja, sempre vence.

Está claro que o seguinte vídeo mostra uma destas mãos jogando contra uma igual a ela, uma batalha que poderia estender até o final dos tempos. Ou até que a luz acabe, claro.

Via | Geek.


«Prev || 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 || Next»