Arquivo do mês de março 2018

«Prev || 1 | 2 | 3 || Next»

Artopia: Um aplicativo de pintura 3D que permite criar obras de arte para outros descobrirem em realidade aumentada

LuisaoCS

O desenvolvedor de jogos Omar Khalil está construindo um aplicativo baseado em localização e realidade aumentada chamado Artopia, que permite aos usuários criar e salvar pinturas em 3D no mundo. Outros podem então encontrar as pinturas, que são datadas e mostram o nome de usuário do criador.

Khalil começou a trabalhar no projeto como estudante de ciência da computação na Universidade Americana do Kuwait. Com a conclusão de Artopia, Khalil está procurando testadores beta. Se você quiser dar um feedback, inscreva-se no site de Artopia.


Bye Bye buxinho

LuisaoCS

O ser humano é ótimo na tarefa de construir coisas, mas é ainda melhor em construir coisas para destruir coisas. De qualquer forma, se você já tentou cortar um arbusto com as mãos, sabe como a tarefa pode ser demorada e cansativa, sobretudo se for um buxinho, cuja madeira dura parece "travar" o facão na hora do corte, mas esses não são páreo para uma tal de Fecon Bull Hog, que pode destruir um arbusto inteiro em poucos segundos.


Graças às células tronco, dois cegos recuperam a visão

LuisaoCS

Graças às células tronco, dois cegos recuperam a visão

Pela primeira vez, uma nova técnica em que está implicado o uso de células tronco, duas pessoas cegas conseguiram recuperar a visão parcialmente. A técnica poderia ser transformada em uma forma de cura para uma das formas mais comuns de cegueira.

Através de um adesivo celular -com células oculares derivadas de células tronco- que foi implantado na retina de Waters no Moorfields Eye Hospital, uma instalação do Serviço Nacional de Saúde na cidade natal do paciente, em Londres (Reino Unido), conseguiram que uma pessoa que tinha desenvolvido degeneração macular voltasse a ver. A degeneração macular representa quase 50% de todas as deficiências visuais no mundo.

Os dois pacientes padeciam degeneração macular associada à idade (AMD, por suas siglas em inglês), que destrói a visão central. Ambos estavam perdendo a vista. Segundo seu cirurgião, não podiam ver um livro, e muito menos as letras impressas. No entanto, após a operação já conseguem ler o jornal. Concretamente, de 60 a 80 palavras por minuto com óculos normais.


A arte extraordinária da moribunda restauração facial para aqueles que sofreram ferimentos no rosto ou na cabeça

LuisaoCS

Great Big Story visitou James Edward Smith Jr., um instrutor de restauração do Instituto de Serviços Funerários de Dallas, no americano Texas. James falou com paixão sobre a extraordinária arte de fornecer serviços de restauração facial para aqueles que podem ter sofrido danos no rosto ou na cabeça na morte, especialmente para a família do falecido. Ele faz com que seus alunos recriem o rosto de sua escolha e ressalta que prestem atenção até mesmo nos mínimos detalhes, incentivando-os a praticar o máximo que puderem.


Este é o animal mais longo do mundo e contém um interessante inseticida

LuisaoCS

Este é o animal mais longo do mundo e contém um interessante inseticida

Com comprimentos que atingem até 55 metros, os vermes cordão de bota (Lineus longissimus) fazem parte de um grupo de nemertinos marinhos com uma química pouco conhecida. Segundo um pesquisador da Universidade de Queensland, Johan Rosengren, uma família de potentes neurotoxinas protéicas está presente nesses vermes e que poderiam ter uma ampla faixa de aplicações comerciais. Seu estudo foi publicado na Scientific Reports.

A toxina da "minhoca" cordão de bota, conhecida como nemertida alfa-1, foi identificada nas grandes quantidades de moco espesso produzido pelo verme quando é fustigado. Segundo Rosengren, as proteínas de caracóis marinhos, serpentes, aranhas e o veneno de escorpião são utilizados como fármacos, ferramentas farmacológicas e dentro da biotecnologia e agricultura.

No entanto, a mais potente das novas toxinas identificadas produz efeitos em invertebrados similares à tetrodotoxina, uma conhecida toxina proveniente do baiacu que causa paralisia. Isto o converte em uma toxina inseticida potencialmente ideal.

Resta muito trabalho para caracterizar completamente estes peptídeos, mas os estudiosos esperam averiguar se poderão utilizar as moléculas de defesa dos vermes cordão de bota para controlar as pragas de insetos que destroem os cultivos e propagam doenças.


O astrônomo que «descobriu» Marte na última terça-feira

LuisaoCS

O astrônomo que «descobriu» Marte na última terça-feira

Através do Astronomer's Telegram, um serviço utilizado pelos astrônomos para compartilhar informação sobre eventos astronômicos, o cosmologista Peter Dunsby publicou um relatório em que descrevia a descoberta de um objeto em movimento visível no céu para perto das nebulosas Trífida e Laguna:

- "O objeto esteve visível durante o tempo todo que durou a observação, mas não tinha observado previamente nesse setor. Recomenda-se observações adicionais para determinar a natureza deste objeto tão brilhante."

Alguns colegas não tardaram a realizar essas observações adicionais e voltaram com a resposta para Dunsby:

- "O objeto relatado no ATel 11448 foi identificado como Marte."

Através do Twitter o Astronomers Telegram fez á entrega a Peter Dunsby de um diploma em reconhecimento a sua "descoberta". Em um post muito engraçado, todo um exemplo de como gerenciar este tipo de situações nas quais podemos encontrar qualquer coisa, Dunsby, provavelmente, tomava nota da lição aprendida.


Acham uma serpente com duas cabeças e dois corações

LuisaoCS

Acham uma serpente com duas cabeças e dois corações

Um criador de serpentes na Flórida teve uma grande surpresa ao descobrir que uma das crias de sua mascote, uma jiboia-constritora, nasceu com duas cabeças. O dono levou o reptil de duas semanas a uma clínica veterinária especializada no cuidado de animais exóticos. Depois de uma radiografia, os especialistas descobriram que, diferente de outros casos de animais bicéfalos que compartilham órgãos internos, este espécime tem dois corações.

Posteriormente com ajuda de um ultrassom escutaram a batida dos corações e confirmaram que ambos bombeavam sangue. Inclusive, conseguiram rastrear o fluxo sanguíneo.


«Prev || 1 | 2 | 3 || Next»