Arquivo do mês de outubro 2018

«Prev || 1 | 2 | 3 || Next»

Cientistas revelam que alimentos ajudam a prevenir o câncer

LuisaoCS

Cientistas revelam que alimentos ajudam a prevenir o câncer

Cientistas demonstraram que comer alimentos orgânicos reduz o risco de padecer de certos tipos de câncer, segundo um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine. De acordo com os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Estatísticas de Paris, que examinaram os dados de aproximadamente 70.000 adultos franceses durante os anos 2009 e 2016, as taxas de câncer de mama e de linfoma não hodgkiniano foram mais baixas entre as pessoas que evitavam a comida convencional.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos, dependendo da proporção na dieta de produtos orgânicos que são beneficiados sem o uso de pesticidas, fertilizantes minerais sintéticos, reguladores do crescimento, aditivos alimentícios artificiais e componentes modificados geneticamente. Os cientistas também levaram em conta outros fatores que influem no risco de desenvolver câncer.


Fim do mistério dos ímãs? Descobrem as partículas que determinam o ferromagnetismo

LuisaoCS

Fim do mistério dos ímãs? Descobrem as partículas que determinam o ferromagnetismo

Faz oito décadas os físicos estimaram que deviam existir algumas partículas responsáveis pelo ferromagnetismo, que estão presentes nos materiais que não produzem seu próprio campo magnético. Por fim, após tanto tempo, neste mês de outubro dois grupos de cientistas universitários conseguiram confirmar a predição e detectar quais são e como são estas partículas.

Trata-se de umas fileiras de moléculas de dimensões nano que atuam como partículas independentes em grupo. Os especialistas já tinham um termo para designá-las: são os longamente buscados histerons, afirma um post publicado em 23 de outubro no site da Universidade de Linkoping, na Suécia.


Comer este alimento antes de dormir é bom para a saúde (e não engorda)

LuisaoCS

Comer este alimento antes de dormir é bom para a saúde (e não engorda)

O consumo de alimentos ricos em proteínas antes de dormir pode produzir um efeito benéfico sobre a qualidade dos tecidos musculares e o metabolismo, bem como melhorar o estado de saúde em geral, sugere uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Estatal de Flórida.

No estudo, cujos resultados foram publicados em setembro na revista British Journal of Nutrition, participaram mulheres jovens maiores de 20 anos que levavam um estilo de vida ativo. As voluntárias consumiram porções de queijo cottage entre 30 e 60 minutos antes de ir dormir para que os pesquisadores pudessem analisar o impacto que este hábito alimentício tinha sobre a saúde.


Filmam um «polvo-dumbo» nas profundezas do Pacífico

LuisaoCS

Cientistas marinhos conseguiram filmar a 3.000 metros de profundidade nas águas do oceano Pacifico e em frente à costa da Califórnia à estranha e raramente vista criatura marinha denominada de maneira geral como Grimpoteuthis. Pela semelhança de suas barbatanas com as orelhas voadoras do personagem da Disney, também é conhecida como "polvo-dumbo.

As espécies pertencentes a este gênero, descrito pela expedição do projeto EVNautilus como "abissal", habitam as profundezas marinhas extremas. Os especialistas da expedição revelaram que o exemplar gravado pela câmera do submergível Hércules operado remotamente media 60 centímetros de comprimento. Seu tamanho médio é de entre 20 a 30 centímetros.

Poucos dias após este surpreendente achado, a expedição avistou nas rochas submarinas uma colônia com mais mil polvos da espécie Muusoctopus robustus protegendo seus ovos.


Como faz: extrair cobre da rocha

LuisaoCS

Andy do canal How to Make Everything há muito tempo tem interesse em extrair metais das rochas. Em seu último vídeo, ele desenterrou um minério de cobre de uma mina abandonada e tentou extrair uma quantidade utilizável de cobre por meio de uma técnica chamada "eletrowinning". No mínimo curioso!


Existe tal coisa chamada «tempo»?

LuisaoCS

Em princípio, sobre uma aproximação mais mundana, esta pergunta pode parecer sem pé e nem cabeça, mas Andrew Zimmerman Jones, do TED-Ed, nos fornece uma breve visão geral das diferentes maneiras pelas quais os físicos teorizam como o tempo e o espaço se relacionam, e pondera que o tempo pode não ser uma propriedade fundamental do universo e existe apenas em nossas mentes coletivas.


A NASA encontrou um estranho iceberg perfeitamente retangular

LuisaoCS

A NASA encontrou um estranho iceberg perfeitamente retangular

A missão ICE da NASA encontrou como parte da Operação IceBridge um iceberg tabular gigante da plataforma de gelo Larsen C que parece ter sido recortado de forma retangular com uma serra gigante. No entanto, trata-se de um fenômeno puramente natural. Assim como os icebergs convencionais, só 10 % de seu tamanho sobressai dao água, ainda que sua massa subaquática parece ter uma forma similar a da superfície.

Os icebergs tabulares são enormes placas de gelo com uma parte superior plana e lados verticais que se formam no desprendimento das grandes plataformas de gelo que rodeiam os pólos. Estes podem tomar formas geometricamente mais regulares.

Segundo os cálculos de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, estes particulares icebergs podem ser verdadeiramente imensos, medindo centenas e às vezes milhares de quilômetros quadrados, como o B-15, formado no ano 2000, que com seus 11.000 quilômetros quadrados se transformou no maior objeto flutuante do mundo já registrado.

Via | a.


«Prev || 1 | 2 | 3 || Next»