Arquivo do mês de março 2012
Diga me quantos amigos tens no Facebook e direi quão narcisista és
Um novo estudo realizado pela Universidade de Western Illinois descobriu uma relação proporcional entre a quantidade de amigos que uma pessoa possui no Facebook e sua tendência ao narcisismo. De acordo com a pesquisa, quanto maior o número de amigos nesta rede social, maior é sua probabilidade de incorrer em alguma das manifestações próprias deste perfil psicológico.
O narcisismo é um fenômeno associado a condutas como a arrogância, a inveja e a manipulação, características que no caso dos usuários que são mais populares e ativos no Facebook se complementa com uma obsessão pela imagem pessoal e uma falta de empatia que é transmitida em relações vazias. O termo se origina no mito de Narciso, que depois de recusar o amor da ninfa Eco foi condenado a apaixonar-se por si próprio e observar, perpetuamente, seu rosto na superfície de um lago até que se transformou em uma flor.
O estudo analisou de forma cruzada o perfil psicológico de 294 usuários entre 18 e 65 anos, bem como seus hábitos dentro da rede social. Além da quantidade de amigos, outras variáveis que influenciavam na propensão ao narcisismo são a freqüência com a qual mudam suas fotos de perfil, a agressividade com que respondem a comentários que não são de seu agrado e a freqüência com a qual atualizam suas novidades -de fato são muitos os que se perguntam por que certas pessoas acham que outras pessoas se interessam em saber em que festa se encontram, que show assistiram ou qual era a cor do cocô hoje de manhã-.
Hipnose: ciência ou pseudociência?
Com frequência vemos na televisão, como pessoas escolhidas no meio do público são hipnotizadas por mentalistas ou mágicos. Em transe, essas pessoas parecem capazes de cumprir ordens, como beber um copo de água ou achar que uma cobra está subindo em sua perna. O que estamos vendo é real ou uma montagem? A hipnose, longe de espetáculos, pode ser uma técnica científica?
Já no século XIX e princípio do XX foram realizados diversos experimentos para esclarecer se a hipnose era real ou não. Mas as experiências não foram feitas em condições bem controladas e suscitaram mais perguntas do que respostas. Foi necessário esperar até meados dos 1960 quando os psicólogos da Universidade da Pensilvânia Martin Orne e Fredrick Evans decidiram pôr toda a carne na churrasqueira.
Descubra a beleza da matemática com Vi Hart
Penso que algum vez já tenha mencionado a o site de Vi Hart, uma "matemúsica" com muito talento, onde podemos encontrar um vasto material elaborado por ela mesma, relacionado com a matemática e com a música.
Em geral são vídeos didáticos onde explica diferentes conceitos (quase sempre matemáticos, ainda que também englobem outras matérias) de uma forma muito artística e muito divertida: árvores binárias, fractais, o triângulo de Pascal, caixas musicais feitas por ela mesma, comida matemática, etc. Enfim, tudo muito bacana.
Tumblr atinge 20 bilhões de publicações em quase 50 milhões de blogs
O serviço de blogging para conteúdos multimídia, Tumblr, está vivendo um grande e inesperado sucesso ao atrair um nicho muito particular de usuários que não se cansam de mostrar conteúdo inovador ao mundo. Assim, agora atingiram os 20.136.947.014 publicações ou posts -que seguem aumentando segundo a segundo-, realizados em 49.866.204 blogs com 45% de participação proveniente dos Estados Unidos, onde a fotografia casual artística e a expressão gráfica é muito popular.
Esta meta é um reflexo do grande crescimento que o portal viu nos últimos meses, já que os números correspondentes a maio de 2011 mostravam 5 bilhões de posts em 17 milhões de blogs, motivo pelo qual é possível afirmar que neste curto tempo o número quadruplicou, sem dúvida representando um grande sucesso para a pequena empresa baseada em Nova Iorque.
Via | The Next Web.
A gelatina barulhenta
O Noisy Jelly Kit é um jogo que combina cozinha, química e música. Criado por Raphaël Pluvinage e Marianne Cauvard, consiste em elaborar formas de gelatina e colocar sobre o tabuleiro; este é um sensor que diferença o peso, a forma e a distância das figuras e lhes outorga um som; algo assim como um teremim, mas com gelatina. Nesse vídeo é possível ver uma explicação mais detalhada e vários testes com crianças.
Via | Design Boom.
As correntes marinhas convertem-se em uma pintura de Van Gogh em movimento
Esta visualização do Goddard Space Flight Center da NASA revela que os oceanos estão constantemente desenhando sobre sua superfície a eterna forma espiral que Van Gogh viu também nas órbitas das estrelas.
Perpetual Ocean registra em um time-lapse as correntes marinhas em sua dança giratória ao redor da Terra de junho do 2005 a dezembro do 2007. As volutas que surgem são o resultado do calor e do carvão transportados pelas águas.
Os traços deste "oceano perpétuo" evocam à famosa pintura de Van Gogh "Noite Estrelada", que com grande misticismo cifrou nas estrelas espirais, geometria metafórica do movimento cósmico e da harmonia das esferas.
Anéis PIGMY: um olhar perturbador
Os anéis PYGMY de Masayasu Ogata são olhos que piscam e vigiam de forma estranha. Foram pensados para melhorar a comunicação e a expressividade do seu portador e interagem em tempo real graças a um módulo Bluetooth incorporado no que, penso, deve ser o nervo óptico.
Em outras palavras, não sei como consegui viver sem eles até hoje. Às vezes, quando quero expressar minha necessidade de submeter uma cidade sob línguas de fogo e toneladas de ódio indiscriminado distribuído a esmo porque sou um tipo mais altruísta do que pareço, abro a boca e só sai um miserável e tímido "Orra!" que definitivamente não representa meus sentimentos. Mas a partir de agora o mundo vai saber minha opinião; e se não conseguir dizer, olharei com todos os olhos que possa enfiar entre os dedos... acho!
Via | UniqueDaily.