Arquivo do mês de abril 2013
CERN recupera o primeiro site do mundo em sua URL original
Uma equipe de CERN lançou hoje um projeto para trazer à vida o primeiro site do mundo, com o objetivo de preservar também o hardware e software que associado ao nascimento da World Wide Web. 30 de abril de 1993 marcou o momento em que a REDE passou ao domínio público, já que o CERN -onde Tim Berners Lee desenvolveu a WWW- entregou as tecnologias de forma gratuita para que qualquer um pudesse usá-la. Sem esta decisão, talvez nunca teríamos desfrutado do que temos hoje graças a Internet.
No ano passado já haviam colocado a disposição uma cópia do primeiro site nos servidores da W3C, no entanto agora também recuperaram a URL original. A ideia do CERN é recuperar todo o material utilizado nesse tempo, e converter o info.CERN.ch em um arquivo histórico para que gerações futuras possam ver como era Internet no passado, e como mudou desde então. No processo recuperarão também os computadores NeXT onde Berners-Lee alojou a primeira página.
- "Desde a pesquisa aos negócios e a educação, a web vem ajudando a reformular a maneira que nos comunicamos, trabalhamos, inovamos e vivemos. A Rede é um exemplo poderoso da forma em que a pesquisa básica beneficia à humanidade", disse Rolf Heuer, diretor do CERN.
Milionário russo promete a imortalidade através da consciência holográfica para 2045
Como saído de um filme de ficção científica, o milionário russo Dmitry Itskov busca a imortalidade através da união da consciência humana com as máquinas, projeto que vem financiando ao menos desde 2011 com 2045 Initiative. A meta final do projeto seria poder transferir a mente de uma pessoa de um cérebro vivo para uma máquina, conservando a personalidade e a memória intactas, como se tratasse de uma transferência via nuvem.
Segundo seus promotores entusiastas, se a mente se livrar de sua forma física, a pessoa poderia existir em uma rede similar à Internet e ser capaz de viajar à velocidade da luz por todo o planeta, e inclusive para o espaço exterior. Mas não se trata somente da excentricidade de um velho milionário com medo da morte: Itskov tem um plano muito concreto e uma linha de tempo a seguir para os próximos anos.
Resolvem mistério de um suposto “extraterrestre mumificado” no Chile
Durante mais de uma década após sua descoberta, o chamado “alienígena de Atacama” despertou grande interesse entre aqueles que seguem de perto o fenômeno OVNI, achando-se que o estranho corpo mumificado de quase 14 centímetros de altura encontrado no deserto de Atacama, Chile, poderia ser uma criatura de origem extraterrestre.
No entanto, em 2007 o legista espanhol Francisco Etxeberria desmentiu dita teoria, dizendo que o cadáver correspondia a um feto humano dissecado com apenas 15 semanas de idade. Mas agora, um documentário chamado "Sirius" que acaba de estrear nos Estados Unidos divulga uma nova teoria que refuta à do pesquisador espanhol. E não, não é um extraterrestre, mas poderia ser algo quase igualmente estranho.
Segundo Garry Nolan, diretor da área de biologia da Universidade de Stanford, Estados Unidos, o "alienígena do Atacama" era em realidade um garoto humano que viveu entre seis a oito anos, sendo vítima de uma rara mutação genética que lhe rendeu a estatura de 14 centímetros, o que concluíram depois de retirar duas costelas do corpo mumificado e estudar seu DNA com técnicas modernas.
Obviamente ninguém sabe como a criança conseguiu sobreviver tanto tempo nem muito menos qual era seu estilo de vida, neste que se apresenta como um dos fatos científicos mais estranhos de uma estranha mutação genética que deu origem a este fenômeno, que continua mal resolvido e dá fôlego para novas pesquisas no futuro.
Via | ABC.
O efeito exercido em nosso cérebro pelo rosto de um bebê
Graças a um estudo da Universidade de Oxford publicado na Scientific American lá em 2008, conhecemos bem o efeito exercido em nosso cérebro pela contemplação do rosto de um bebê humano. Para realizar o estudo empregaram uma técnica de mapeamento da atividade do cérebro humano por meio de detecção de campo magnético conhecida como magnetoencefalografia, mediante a qual o neurocientista Morten Kringelbach pediu a 12 adultos que realizassem uma atividade no computador enquanto projetava os rostos de bebês e de adultos -de expressão semelhante- em uma tela próxima.
Trailer definitivo de Iron Man 3
A maioria dos fãs pensará neste momento que mereço uma morte lenta e dolorosa por não ter visto ainda o Iron Man 3. Mas penso reparar este erro vital proximamente. Como consolo e para ir me preparando, vi uma versão tailandesa do trailer em formato baixo custo. Isto é, que o talento prima ante o orçamento. O
grupo FEDFE é o criador desta maravilha.
Depois do salto é possível ver outro vídeo que mostra os dois trailers sincronizados para que possam fazer uma comparação.
Cientistas encontram a maneira de rejuvenescer um cérebro velho
O envelhecimento cerebral é um dos processos vitais que maiores efeitos provocam na saúde humana, pela óbvia importância que este órgão tem para o funcionamento adequado de nosso corpo e ainda nosso equilíbrio mental. Daí também que saber como e porque o cérebro envelhece e, derivado disto, se há uma forma de frear dito declive, seja um motivo de estudo muito importante dentro da neurociência contemporânea.
Recentemente pesquisadores da Escola de Medicina de Yale identificaram um gene que, no cérebro de ratos, é o causador da perda de plasticidade nos cérebros adultos. Como se sabe, a plasticidade é essa capacidade para aprender coisas novas, para criar novas conexões sinápticas e também para se recuperar com maior facilidade e prontidão de lesões cerebrais.
Google nega solicitação do governo argentino de retirar polêmico videoclipe erótico de Cristina Kirchner
É algo usual e freqüente que diversos tribunais e organismos de governos de todo mundo solicitem ao Google que retirem material do YouTube, Blogger, buscador, ou qualquer outro serviço da companhia por diversos motivos e que não fazem parte necessariamente do slogan "governos malvados censurando seus cidadãos", porque às vezes são incitações ao ódio ou a violência, difamações, descumprimento com a lei eleitoral, etcétera.
Como parte da política de transparência da empresa de Mountain View, eles realizam relatórios públicos onde divulgam, com certas limitações, o número de solicitações que cada governo envia em períodos de seis meses.
Enquanto o relatório de meados do ano passado revelou que o governo que liderou as solicitações para retirar material de Google foi os Estados Unidos com 3.800 itens via ordens judiciais (Brasil em terceiro com 2.220 itens), neste ano o país que realizou mais solicitações foi a Turquia com 8.751 solicitações (Brasil em terceiro com 1.654 itens), onde Google aceitou retirar 62% destas.