Arquivo do mês de novembro 2019

«Prev || 1 || Next»

Como populações de fontes felinas antigas separadas em diferentes épocas levaram à domesticação moderna de gatos

LuisaoCS

Em um episódio fascinante da série Eons da PBS Digital Studios, o apresentador Blake de Pastino explica como os gatos modernos se originaram de duas populações de fontes felinas antigas muito diferentes que estavam milhares de anos afastadas uma da outra.

A população fonte mais conhecida veio do Egito, onde os gatos eram adorados como deuses. No entanto, um túmulo antigo no Chipre incluía um homem e um jovem gato, ambos enterrados juntos. A existência desse túmulo prova que os gatos foram essencialmente domesticados duas vezes.


A beleza surpreendente de seres microscópicos iluminados com luz polarizada

LuisaoCS

O cientista biomédico e entusiasta da microscopia My Microscopic World criou um vídeo explicativo realmente curioso que revela a surpreendente beleza de várias formas de vida minúsculas, como mostrado ao microscópio que foi adaptado à vida polarizada. Essas micro formas de vida incluem larvas de insetos, isópodes e crustáceos. Por exemplo, As larvas que usam armaduras brilham sob luz polarizada conforme seus segmentos mudam de ângulo. Em outras criaturas, você pode ver seus órgãos internos: músculos, ovos e até o que eles comeram recentemente.


O sexo proporciona mais felicidade que o dinheiro

LuisaoCS

O sexo proporciona mais felicidade que o dinheiro

O sexo e o dinheiro estão representados como coisas positivas em nossas vidas; sempre costumamos dizer que quanto mais melhor mas, é realmente assim? Segundo um estudo realizado pela Universidade de Toronto-Mississauga (Canadá), em 2016, nem o sexo nem o dinheiro proporcionam benefícios ilimitados para o bem-estar, mas o primeiro brinda mais felicidade que o segundo.

A pesquisa analisou três estudos diferentes com um acompanhamento realizado com mais de 30.000 pessoas durante mais de 40 anos. Primeiro, examinaram as respostas sobre o questionário realizado pela Universidade de Chicago a respeito da frequência sexual e o nível de felicidade geral de 11.285 homens e 14.225 mulheres entre 1989 e 2012; um questionário que se repetiu a cada 2 anos até a finalização do estudo.

Segundo o trabalho, manter relações sexuais uma vez à semana em média representava o número mágico da felicidade. Aumentar a frequência sexual não incrementou o nível de felicidade dos participantes.


10 importantes vantagens na vida de um ateu

LuisaoCS

10 importantes vantagens na vida de um ateu

Conquanto seja difícil determinar quem é ateu e quem não, já que muitos agnósticos em realidade são ateus sem sabê-lo e muitos ateus o são por ódio à religião ou outros motivos relacionados -como uma modinha-, aproximadamente 13% da população mundial se declara como tal. E ser ateu tem suas vantagens, se deixarmos um pouco de lado que correlação não implica causalidade.

Curiosamente, se fosse uma religião, o secularismo ocuparia o terceiro posto no ranking de adeptos no mundo, mas ainda assim continuam sendo desestimados e insultados. Sempre que extremistas, tanto cristãos quanto neo-ateus, se encontram, é um altercação sem fim, quando não deveria ser assim. Assim como a maioria dos ateus pouco se importa qual Deus é mais importante e onipresente para cada religião, o inverso deveria ter correspondência, mas não tem.


Se a música estremece seu corpo, isso significa que seu cérebro é diferente, especial

LuisaoCS

Se a música estremece seu corpo, isso significa que seu cérebro é diferente, especial

A música é uma linguagem universal. Talvez por isso seja quase impossível encontrar pessoas que se mantenham estéreis ante um estímulo musical. No entanto, há quem verdadeiramente consiga se transportar através dos sons harmonicamente soados. Alguma vez já experimentou a pele enrugada, os pelos do braço eriçados ou um frio recorrer a espinha quando escutou alguma canção? Se sua resposta for afirmativa, então temos uma boa notícia: é muito provável que a estrutura de seu cérebro seja diferente, especial.

Para além da resposta emocional que a maioria experimentamos ante certas melodias ou canções; quando esta reação se translada ao físico, por exemplo na pele ou em um nó na garganta, então, de acordo com um pesquisador da Universidade de Harvard, isto se deve a que nossa estrutura cerebral é diferente à do restante.

Via | PubMed.


«Prev || 1 || Next»