O melhor programa jamais escrito: o xadrez em 1 KB do ZX-81

LuisaoCS

Dizem que as limitações são a fonte da criatividade, e neste caso tudo era limitado para um grande hacker. A imagem acima é do ZX-81 Chess, considerados por alguns o melhor programa de computador jamais escrito.

Ao certo não estão errados: era um jogo de xadrez, programado por David Horne, em código de máquina para o lendário Sinclair ZX-81, que inclusive para sua época já era uma máquina pequena e quando digo pequena, ínfima: sua memória RAM era de 1 kilobyte (1024 bytes) ainda que entre uma coisa e outra o programa final ocupava realmente só 672 bytes.

Esta mesma anotação do Ndig ocupa mais memória (uns 1430 bytes). Inclusive a maior parte dos ícones dos programas e páginas web de hoje em dia ocupam mais que esses 672 bytes.

Esse incrível xadrez era capaz de mostrar o tabuleiro na tela, realizar movimentos legais e verificar os do jogador oponente. Também contava com certa "inteligência artificial", ainda que muito limitada logicamente. Vencê-lo não era difícil para um jogador mediano, mas o mérito era sua própria existência.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Isso sim era um programador de responsa, não estes tipos que hoje em dia enchem os programas de componentes e livrarias cheias de rotinas que nunca serão usadas.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!