Google e o mistério do domínio 1e100.net que controla a internet

LuisaoCS

Desde o mês de outubro passado muitas pessoas questionam pela rede por que Google gerava comandos a partir do domínio 1e100.net, em vez do google.com. Muitos chegaram a conclusão que seria só mais uma geekada da Google, muito dado a estas coisas geeks, já que 10 elevado a 100 é um googol.


No entanto ontem, o jornal inglês The Register publicou um artigo sobre o misterioso domínio 1e100.net que está sendo visitado por cerca de 3% de todos os usuários da internet, fazendo com que seja o 44º domínio mais visitado da internet, segundo o Alexa, em apenas três meses.

Este domínio está sendo utilizado simplesmente para identificar os servidores em nossa rede, que implica um "reverse DNS lookup" (o processo que determina que nome de domínio corresponde a qual IP). Este sistema também é utilizado para serviços de anti-spam verificarem endereços de e-mail ou para comprovar que a rede funciona como deveria funcionar.

Tudo isto não explica como o Alexa é capaz de monitorá-lo. Alexa é um serviço da Amazon que é capaz de ver o tráfego da internet baseado nos usuários que instalam suas barras de ferramentas em suas navegadores.

Muitos são os serviços da Google que interferem com este domínio, como a "navegação privada" do Google Chrome ou do Youtube.

Via | The Register.


 

Comentários

Espionagem @.o

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!