NASA encontra novo mineral em um velho asteroide

LuisaoCS

NASA encontra novo mineral em um velho asteroide

Devemos admitir que os elementos raros nos fascinam, sobretudo, se vêm do espaço. A ficção científica está cheia de substâncias e materiais com propriedades estranhíssimas e fantásticas. Mas, de vez em quando, a ciência real nos deleita com estas descobertas. Pesquisadores da NASA descobriram um novo mineral em um asteroide recolhido na Antártida em 1969, que fazia parte do cinturão entre Marte e Júpiter, e calcula-se que tem 4.5 bilhões de anos de antiguidade.


Depois de examinar o asteroide com um microscópio de última geração, os pesquisadores encontraram um mineral conformado só por dois elementos: enxofre e titânio. Este novo elemento -que possui uma estrutura de cristal única, nunca antes vista na natureza- foi batizado como wassonite (olhem, já está na Wikipedia!), em honra ao observador de meteoritos John T. Wasson, da UCLA.

Com sua descoberta, a wassonite soma-se à lista de 4.500 minerais aprovados pela Associação Internacional de Mineralogia. Não obstante, a família poderia ampliar-se, já que este material foi encontrado junto com outros desconhecidos, o que impulsiona a continuar com a pesquisa. A quantidade de wassonite encontrada no asteroide é menor que a centésima parte da espessura de um cabelo humano. Sem o microscópio de elétrons da NASA, teria sido impossível determinar sua presença.

Qual é a relevância desta descoberta? Lindsay Keller, cientista espacial da agência, indica que estes minerais são janelas para conhecer a formação de nosso sistema solar.

- "Através destes estudos, podemos aprender sobre as condições que existiram e os processos que ocorreram", assinala.

Eu fico imaginando em que momento algum escritor de quadrinhos ou séries de TV usará a wassonite para lhe dar alguma qualidade espantosa e incorporá-lo a nossa vasta coleção de fantasias científicas.

Via | Universe Today.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Quem sabe não encontram Tiberium. A explosao economica vai ser 100 vezes maior que o petroleo.

quem sabe não tem características similares ao mithril... Mais valioso que o ouro com certeza é hahaha

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!