As quatro melhores soluções para criar e manter um blog

LuisaoCS

Blogosfera

O chamado blogging evoluiu muito desde seu começo. E ainda que agora mesmo o boom da área social tenha feito com que esta atividade se reduza ainda há uma boa quantidade de razões pelas quais vale a pena manter um blog pessoal. Também cabe dizer que agora é bem mais fácil criar e manter um blog, quando antes requeria bem mais trabalho e tempo.

Vamos falar, ainda que superficialmente, das quatro melhores alternativas para manter um blog pessoal. Vale a pena ressaltar que existem outras boas alternativas segmentadas e que permitem total personalização, desde que o futuro blogueiro tenha conhecimentos avançados neste tipo de aplicação. Mas nos centraremos simplesmente no melhor que se pode usado agora mesmo para poder compartilhar as nossas ideias e textos com todo mundo.


Wordpress e wordpress.com, o mais usado, porém o mais visado:

Quando começamos a falar de um blog, é impossível não pensar em Wordpress, o CMS por excelência para escrever em um blog. Seu objetivo é exatamente o de permitir-nos criar uma blog pessoal seja usando nosso próprio servidor (o que implica pagar uma hospedagem e um domínio) ou com seus próprios servidores com o Wordpress.com.

Inclinando para o serviço Wordpress.com, encontramos uma forma relativamente simples e que todo mundo conhece para criar um blog pessoal, ainda que não tenhamos grande avanços desta plataforma desde o lançamento de sua terceira grande versão. O usuário novato talvez confunda-se com certas opções para configurar o blog, todas elas perdidas em seu painel de administração.

Blogger, o desperdiçado serviço do Google ganha forças com um novo desenho:

Blogger foi sempre um serviço aclamado por sua estabilidade nos servidores, ainda que seu desenho seja seu principal inconveniente. De toda forma, Google anunciou recentemente um redesenho completo deste serviço que fez com que toda a comunidade de usuários voltasse a prestar atenção. Por que não usar um sistema de blogs criado e mantido pelo próprio Google e integrado com toda sua rede de aplicações e serviços web?

Uma vez mais encontramos uma plataforma muito completa, ideal para os que busquem algo cheio de opções. Mas isso mesmo faz que os usuários que não busquem confusão possam se confundir com muitas configurações, como acontece com o Wordpress. Mas para quem busca manter um blog completo e monitorar uma boa quantidade de dados de análise de seu tráfego, Blogger é uma ótima opção.

Tumblr, a simplicidade feita serviço:

Tumblr talvez não tenha nascido como plataforma para blogs, mas a verdade é que sua simplicidade de uso está conseguindo que se converta nessa plataforma. Basicamente é um lugar no qual podemos compartilhar qualquer coisa que encontramos na internet, um blog reduzido a sua máxima simplicidade. Mas essa simplicidade, esse processo de poder criar um tumblelog em menos de meio minuto é o que tem atraído todo mundo a começar a usar mais funções. Isso fez com que Tumblr tenha acrescentado algumas pequenas configurações opcionais graças a Disqus e motores que permitem trabalhar e se organizar melhor.

Seu único inconveniente: as quedas de seus servidores, que são mais frequentes do que a muitos gostaríamos já que vivem em briga com o 4chan. De toda forma, Tumblr cresce sem pausa a cada dia. Tanto que serviços como Wordpress (que estão começando a ficar para atrás) estão tentando adaptar essa simplicidade de uso em seus sistemas.

Posterous, seguindo os passos de Tumblr com estilo próprio:

Posterous é outra plataforma que reduz os blogs ao mais simples, ainda que se enfoca mais em desbancar seus competidores para conquistar mercado. Assim refletem, por exemplo, suas tentativas para que os usuários migrem facilmente de outras plataformas que até agora não têm chamado a atenção durante muitos meses. Também incluiu funcionalidades que em um princípio não tinha, como os comentários e os temas personalizáveis. Da mesma forma que Tumblr, o serviço tenta contentar os usuários que buscam ter um blog pessoal com algo a mais do que precisamente tinha nascido. E por enquanto está se saindo muito bem.

Está pensando em criar um blog pessoal? Tal e qual estão as coisas agora, o melhor é enfocá-lo segundo as suas necessidades. Se você está buscando um lugar onde simplesmente irá escrever o que pensa para compartilhar, Tumblr ou Posterous são os serviços ideais para começar o fazê-lo em poucos minutos e sem complicações. Nem bases de dados SQL, nem servidores, nem problemas com arquivos PHP. Mas se o que busca é algo com opções para incluir publicidade, personalizar todos os detalhes e ter sempre a mão dados de tráfego e visitas, então o melho9r é escolher Blogger ou Wordpress.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Muito bem!

Uso o Tumblr... e acho ótimo..

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!