Cientistas do LHC poderiam ter enfim observado o bóson de Higgs

LuisaoCS

Cientistas do LHC poderiam ter enfim observado o bosón de Higgs

Dias atrás a Sylvinha comentava que não gosta muito da divulgação de boatos científicos, no que eu concordo plenamente. Mas o que devo fazer quando a minha porção fofoqueira precisa divulgar um rumor antes que eu tenha uma síncope nervosa? Devo ressaltar que é só um rumor, mas como dizem: onde há fumaça, há fogo!

Desde que no final do 2009 o LHC voltou a funcionar depois de sofrer diversos problemas -inclusive a total inoperabilidade por uma titica de passarinho-, várias foram as metas alcançadas, mas não uma das mais importantes; descobrir a partícula elementar hipotética em massa conhecida pelo nome de bóson de Higgs (irônica e popularmente conhecida como a "partícula deus"), predita pelo modelo padrão da física de partículas cuja descoberta suporia um ponto de inflexão muito importante para este apaixonante campo da ciência. Pois bem, segundo um recente boato, os cientistas responsáveis pelo ATLAS -um dos cinco detectores de partículas que formam o LHC- teriam conseguido observar o escorregadio bóson.


O rumor nasceu de um comentário publicado na entrada "This Week’s Hype" do blog de Peter Woit que mostra um pequeno extrato de um novo artigo interno que está sendo revisado pelos cientistas do ATLAS no qual informam "a primeira observação experimental no LHC da partícula Higgs".

Repito, é apenas um simples rumor e três são as opções possíveis: que as evidências observadas sejam simplesmente uma flutuação estatística, que efetivamente seja o bóson de Higgs ou que não seja o bóson senão uma nova partícula neutra não predita pela física teórica. Obviamente a primeira opção seria a mais desanimadora e qualquer das outras duas muito emocionantes já que tanto se comprovarem a existência da partícula Higgs como de outra nova, assistiríamos o nascimento de um novo modelo de física que por sua vez permitiria ampliar nossos conhecimentos, sobretudo do que nos rodeia.

Agora somente nos resta esperar para ver se o rumor será confirmado nas próximas semanas com a publicação de um documento público sobre uma nova descoberta ou o assunto permanece como uma pura quimera, como já aconteceu semanas atrás. Em qualquer caso a confirmação deste tipo de descoberta demora um pouco em chegar já que a magnitude do exposto no documento interno do ATLAS precisa ser respaldado com provas também extraordinárias e igualmente trabalhosas.

Mais ansioso que criança na véspera de Natal.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

O que mais faz doer meu pancreas eh saber que esse tipo de pesquisa teve de ser financiada com algum dinheiro.

Okay, eu sei que as vezes uma pesquisa aparentemente insignificante pode ser base para a aquisicao de um conhecimento maior, mas sinto uma pontada no rim esquerdo ao imaginar a quantidade de dinheiro que foi gastado para descobrir que as formigas de Curitiba rodopiam 3 vezes ao serem expostas a radiacao gama.

Prefiro as infinitas dobraduras em papel gigante!

O que eu odeio mais do que boatos é o jornalismo científico que faz o Ego parecer relevante.

'Cientistas descobrem que homems com olhos claros são mais felizes quando dirigem conversíveis'

Ou descobertas que não são tão relevantes mais que as pessoas esticam pra parecer importante

'Cientístas descoberem incrível forma de vida que pode sobreviver em cima de sabonete neutro'

1000x pior.

Na verdade, o que me incomoda mesmo eh a mania de se publicar a remota possibilidade da, talvez, quem sabe, descoberta da prima de terceiro grau de algo importante, apenas para ganhar nome em cima disso. E a comunidade cientifica, sejam os cientistas mesmo ou amadores como nos, fica em frenesi em cima disso. Gosto de fofocas (ei, eu leio o holofote todo dia!), mas prefiro deixar minha expectativa para uma descoberta mais concreta. E, neste assunto em especifico, eh algo que nao acontece a algum tempo.

Poxa vida...
Quem não curte boatos científicos talvez não goste de fofocas. O que é uma pena. =(
Fofocas são tão saudáveis. Claro, tanto quanto ciúmes: depende da "qualidade e da quantidade" rsrs
E sinto-me tão ansioso como qualquer vítima de fofocas =D
o NDig não é o único a divulgar esse tipo de conteúdo. Mesmo assim, continuarei "dando trela" a essas notícias, pois até mesmo ser enganado é bacana de vez em quando.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!