Wikipédia avalia apagão em protesto pela lei SOPA

LuisaoCS

Wikipédia avalia apagão em protesto pela lei SOPA

A Wikipédia está planejando limpar todas as páginas da enciclopédia on-line por pelo menos um dia, em protesto à lei SOPA que ainda está em discussão no Congresso estadunidense. A lei deve ser votada por um comitê do Senado nesta semana.

A Stop On-line Piracy Act (SOPA) é um projeto que busca proteger os interesses da indústria de conteúdos, que se dia ameaçada pela pirataria on-line. No entanto, a iniciativa propõe medidas que implicariam introduzir ferramentas de censura na rede, criando opções para eliminar ou bloquear sites e blogs ainda que não se tenha provas para fazê-lo.


Jimmy Wales, o fundador de Wikipédia, está entre os que se opõem, e no fim de semana postou uma mensagem em sua página de usuário propondo a ideia de apagar a enciclopédia temporariamente para opor à medida, solicitando comentários de parte da comunidade.

Wales explicou que a ideia de um protesto de auto-censura vem da Wikipédia italiana, que deixou todas as suas páginas em branco por alguns dias para se manifestar contra uma lei que infringiria a independência editorial na Itália. O parlamento italiano se retratou rapidamente da iniciativa.

- "Minha visão é que o golpe da comunidade foi muito poderoso e bem sucedido na Itália, e poderia ser mais poderoso neste caso", assinala Wales. A resposta dos usuários da Wikipédia até o momento tem sido de apoio, ainda que alguns questionem se a enciclopédia on-line deve ser uma plataforma para protestos políticos.

Outros assinalam que limpar a Wikipédia poderia não ser a melhor maneira, sugerindo talvez simplesmente pintá-la de preto.

Ainda não se tomou uma decisão ao respeito e não há data para o protesto, mas Wales aparentemente está disposto a pressionar o assunto.

- "O tempo não está do nosso lado neste caso", assinalou.

Via | Torrentfreak.


 

Comentários

tem que fazer isso msm

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!