A influência da astrologia nos casamentos

LuisaoCS

A influência da astrologia nos casamentos

É lógico pensar que a ciência não se mete em assuntos de astrologia porque é pura superstição, mas não é bem assim, isto é, continua sendo uma tremenda e tola superstição, mas precisamente porque milhões de pessoas leem seu horóscopo regularmente e ademais leem o horóscopo da pessoa que lhes interessa, uma equipe da Universidade de Manchester se avocou a descobrir que efeitos tem esta asneira nas relações de casal.

Sua pesquisa chamada "Dez milhões de casais: um teste dos 'signos do amor' na astrologia" utilizou dados de censos para analisar 10 milhões de casais, inferindo seus signos astrológicos com base em suas datas de nascimento.


Os presumidos astrólogos têm ideias específicas a respeito de que signos formam os melhores pares (um Sagitário e um Leão formam um par perfeito, por exemplo, mas nunca junte os dois com um Câncer porque é uma péssima combinação). Sobre isto, os estudiosos descobriram que, em realidade, os signos astrológicos não influem em absolutamente nada, nadica de nada, niente... porra nenhuma. Que exista uma boa combinação entre duas pessoas não tem nada a ver com suas datas de nascimento. É muito mais provável que duas pessoas que gostem de goiaba se deem bem do que dois que nascem em julho e novembro, por exemplo. O estudo inclui a seguinte análise:

"Esta pesquisa demonstra que o signo astrológico não tem nenhum impacto na probabilidade de casamento -ou inclusive de permanecer casado- com alguém de qualquer outro signo. Por décadas, astrólogos populares promoveram a ideia de 'signos românticos': compatibilidade entre casais com certa combinação de datas de aniversário. Se as mais de 20 milhões de pessoas casadas do nosso estudo não oferecem nenhuma indicação, os corações solitários que se preocupam com o zodíaco estão perdendo seu tempo desgraçadamente".

Lógico que o objetivo do estudo de Manchester é desmistificar a astrologia como oráculo -que nunca foi-, e colocar os presunçosos astrólogos em seu devido lugar: farsantes e mentirosos contumazes. Mas seria interessante que tivessem abundado e estudado, nesse caso, o poder sugestivo da mente humana, tendo a astrologia como placebo. Pois se há gente que não vale o que come "premeditando" o futuro das pessoas com base em datas, há um grandessíssimo número de incautos e tontos que acreditam nesta parvoíce. Isto é: se uma pessoa realmente acredita que está destinada a ficar com alguém de Peixes, isto poderia afetar suas relações românticas com pessoas de características pessoais e sociais favoráveis ao convívio amoroso. Assim, enquanto o sucesso de um casamento seguramente não tem nada a ver com o horóscopo nem com a posição de Vênus ou com qualquer outra coisa tola assim, as revistas de fofocas poderiam ter mais influência nos relacionamentos do que a gente quer admitir.

Via | Smithsonian.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

So funciona porque as pessoas acreditam que aquela combinação é ou não(neste caso se esforçam mais por acreditar que tem uma força contra e lutam mais) a melhor

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!