Vídeo mostra como a mídia americana repete a mesma mensagem consumista até o ridículo

LuisaoCS

O comediante Conan O’Brien transmitiu este vídeo em seu programa, fazendo troça dos conteúdos direcionados das notícias, como se estas fossem obras de teatro baratas. No clipe mostrado podemos ver como os âncoras de telejornais de quase todas as redes conhecidas nos Estados Unidos repetem a mesma mensagem em um segmento de "Consumer News" (sim, existe esta temática central nos noticiários: notícias do consumidor!): "Tudo bem, pode admitir se comprou um ou dois artigos... ou 10 para você".

Ao que parece trata-se de uma piada ou agenda compartilhada entre todas as redes e não é preciso ser Roland Barthes para detectar que é basicamente uma apologia ao consumo, dirigida àqueles consumidores que talvez não tenham uma vida familiar tão natalina, mas que podem ser captados para comprar artigos para eles mesmos e liberá-los desta culpa (a de se comprar muitas coisas para eles).


Mais que a mensagem, o perturbador é o meio, isto é, que a própria televisão seja um meio de repetição uniforme e invariável, sob a fachada de uma aparente diferença e diversidade. O exemplo talvez seja extremo e permite exagerar, mas um exercício de zapping poderia revelar algo similar, os mesmos anúncios, a mesma música, os mesmos temas com o mesmo tipo de apresentadores se repetindo ad nauseam.

Uma das explicações para isto, que podemos chamar a "uniformidiatização", tem a ver com o fato de que nos Estados Unidos existem seis empresas que controlam 90% de todos os meios de rádio, TV, cinema e impressos, que criam a ilusão de escolha. E, inclusive, estas empresas, em vez de ter uma verdadeira concorrência, são associadas em diferentes projetos, o que acaba criando o tipo de conteúdos que vemos na TV. A internet tem uma maior diversidade, ou tinha, já que nos últimos meses estamos ficando cansados de ver a maneira que empresas como Google, Microsoft e Facebook começam a monopolizar o espaço digital, captando a maioria da atenção dos usuários -ainda que estes têm a opção de navegar em diferentes sites, a qual quase não exercem-.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!