Cientistas dizem que podemos cheirar felicidade

LuisaoCS

Cientistas dizem que podemos cheirar felicidade

O velho ditado diz que a felicidade é contagiosa. Uma pesquisa sugere que poderia realmente existir algum argumento científico para sustentar essa afirmação. A felicidade, dizem os cientistas, tem um cheiro distinto que os seres humanos podem sentir um no outro. E quando temos uma boa lufada de alegria de outra pessoa, somos mais felizes também.

A chave está em nosso suor, segundo o cientista Gün Semin, da Universidade de Utrecht, na Holanda, pesquisador sênior do estudo, "Being exposed to sweat produced under happiness induces a simulacrum of happiness in receivers, and induces a contagion of the emotional state."

Ele e sua equipe coletaram amostras de suor de um grupo de 12 homens enquanto eles observavam vídeos destinados a induzir diferentes emoções, como felicidade e medo. As amostras de suor foram então repassados a um grupo de voluntárias para que cheirassem.


Os pesquisadores queriam saber que efeito as diferentes amostras de suor teriam sobre as mulheres. Para medir isso, eles acompanharam as mudanças na expressão facial que podem indicar uma resposta emocional. Quando as mulheres foram expostas ao "suor feliz", seus rostos exibiram expressões clássicas associadas com o prazer: os músculos em torno de seus olhos ativavam como se estivessem prestes a dar uma piscadela e um sorriso induzido pela felicidade. Isso é chamado de "sorriso Duchenne", e é um sinal de presença da verdadeira alegria.

Nós já sabíamos que os produtos químicos em nosso suor podem transmitir medo. Quando cheiramos o medo em outra pessoa, a central de estresse em nosso cérebro é ativada e nos tornamos mais alertas, pronto para nos defender de uma ameaça. Isso é útil evolutivamente.

Os resultados poderiam ter grandes implicações para a forma como tratamos transtornos de depressão ou estado de espírito.

- "Se nós pudermos realmente extrair a combinação bioquímica que é induzida pela felicidade, então seria possível desenvolver produtos atrelados com esta bioquímica para fazer com que as pessoas se sentissem mais positivas", diz Gun.

Mais pesquisas serão necessárias antes que possamos colocar um spray de felicidade dentro de um recipiente. Os pesquisadores teriam de analisar o coquetel químico único de 180 a 200 produtos químicos conhecidos que compõem o odor do corpo humano. Isso seria como determinar a fórmula original da Coca-Cola a partir do zero.

Além disso, o estudo apenas investigou como o suor influencia mulheres. Os pesquisadores afirmam que as mulheres geralmente têm melhor senso de olfato e uma maior sensibilidade aos sinais emocionais do que os homens. Mas nós precisamos saber se o efeito também funciona com os homens.

Embora este estudo pareça fascinante, não deve ser levado muito a sério, tanto pela quantidade de voluntários envolvidos quanto pelo método impreciso e anacrônico utilizado para certificá-lo. É melhor esperar que os resultados possam ser replicados em um experimento com ressonância magnética. Por quê? Ele foi financiado em parte pela Unilever, que vende desodorante corporal em spray.

Fonte: Slate.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!