Se alguém partiu seu coração, algo grande te aguarda: a ciência que disse

LuisaoCS

Se está com o coração partido agora, algo grande te aguarda: a ciência que disse

"Não há mal que por bem não vinga", adverte um popular refrão espanhol. E conquanto em muitos casos esta máxima prova ser correta, parece que no que se refere ao amor, e em específico a uma ruptura em que uma das partes deixa a outra, aplica-se com ainda mais contundência.

Recentemente um estudo elaborado pela Universidade de Binghamton e publicado na Oxford Handbook of Women and Competition determinou que, ao menos no caso das mulheres, quando estas são deixadas por seu parceiro, com o tempo a experiência termina sendo provadamente benéfica. Em poucas palavras, o que alguma vez seguramente foi um inferno para quem sofreu o abandono de seu namorado ou marido eventualmente se transforma em um dos eventos mais positivos de sua vida. E aqui nos remetemos a outro popular adágio que afirma: "Quem ri por último, ri melhor".


Para chegar a esta conclusão, na pesquisa entrevistaram 5.700 mulheres de 96 países diferentes, e analisaram o efeito que teve para elas quando foram abandonadas por seu casal. Depois de processar os resultados, os pesquisadores, encabeçados pelo antropólogo biocultural Craig Morris, notaram que geralmente as mulheres "ressurgiam das cinzas" melhor preparadas do que nunca: mais maduras, mais seguras de si mesmas e inclusive radiantes.

De acordo com Morris, isso se deve a que depois de uma experiência deste tipo a maioria das mulheres, diferente dos homens, se entregam a viver o processo de duelo e posterior renascimento, e emergem com enorme força, o que a longo prazo lhes permite escolher melhor seu futuro casal:

- "As mulheres, quase exclusivamente em comparação com os homens, reportam que tomaram seu tempo para avaliar seu antigo parceiro, para avaliar a si mesmas e inclusive para avaliar sua vida em geral. Esta retração positiva é o que aparentemente leva a um regresso bem sucedido ao jogo da sedução e do casamento".

De modo que, segundo a ciência, se você está mergulhada em um pesar porque seu ex te abandonou, não se preocupe, tudo indica que você estará melhor e mais forte que nunca... o quanto antes. E novamente, a sabedoria popular emerge: "O que não mata, fortalece").


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Dá o que pensar...

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!