O analgésico mais popular do mundo acaba com a empatia das pessoas

LuisaoCS

O analgésico mais popular do mundo acaba com a empatia das pessoas

O costume mundial de lidar com a dor simplesmente tomando um analgésico poderia ser sumamente grave, ao menos se nos importarmos com a capacidade de sentir empatia.

Um novo estudo determinou que o paracetamol (ou acetaminofeno), um ingrediente utilizado em mais de 600 medicamentos, incluindo o Tylenol, diminui a empatia nos usuários. Este analgésico impede que as pessoas se relacionem com a dor social e física dos demais.

Segundo um dos autores do estudo publicado no Social Cognitive and Affective Neuroscience, do Oxford Journal, Baldin Way, não se sabe por que esta substância têm estes efeitos, mas é preocupante já que a empatia é importante. Se você está tendo uma DR com seu casal, por exemplo, e acaba de tomar paracetamol, esta pesquisa sugere que poderia ser menos compreensivo do que normalmente seria para entender os sentimentos e argumentos do outro. Isto é, o paracetamol faz com que nos desliguemos do mundo em seu aspecto mais cru, que é sempre uma possibilidade de nos doer, mas também de se conectar com os demais.


Em outro estudo realizado na Universidade Estadual de Ohio, voluntários foram divididos em dois grupos: um de controle e outro que tomou paracetamol, para realizou um teste em que tinham que avaliar em uma escala de 1 a 5 o nível de dor que sentiria uma pessoa após passar um evento como a morte de um pai ou levar uma facada. O grupo que tomou o paracetamol fez uma avaliação de menor dor que o grupo de controle que havia tomado placebo.

Nos Estados Unidos, 23% da população toma paracetamol a cada semana. No mundo devem ser várias centenas de milhões de consumidores. Um mundo ao menos um pouco menos empático. É altamente significativo que ao querer fugir de nossa própria dor nos isolemos também da dor dos demais.

A empatia é talvez o sentimento que mais nos define como seres humanos, por isso Phil K. Dick, o genial escritor de ficção científica, fez em sua novela "Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?" ("Blade Runner") que a empatia fosse a característica que separa os humanos dos andróides.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!