Por que os cães são os mamíferos mais diversos da Terra?

LuisaoCS

Por que os cães são os mamíferos mais diversos da Terra?

Há mais de 500 raças de cães reconhecidas no mundo, o que faz com que este mamífero seja o mais diverso de nosso planeta. Mas por que há tanta diversidade de canídeos? E por que há tanta diferença entre as diferentes raças, algo que, por exemplo, não observamos nos gatos?

Segundo explica Peter Savolainen, geneticista evolutivo do Laboratório de Ciência para a Vida em Solna, Suécia, todos os cães descendem dos lobos, e sua diversidade poderia ser explicada porque os seres humanos os criaram para que tivessem determinadas características. Mas o que não resulta tão simples é determinar em que momento começou esta explosão de diversidade

Os especialistas neste campo coincidem em que deve ter acontecido entre 13.000 e 33.000 anos. Há 33.000 anos os ancestrais dos cães modernos se separaram dos lobos. Isso não quer dizer necessariamente que os cães domésticos se originaram nessa época. Pôde ter sido uma divisão entre duas populações de lobos, e uma delas era menos selvagem e se converteu mais tarde em cães domesticados.


Por que os cães são os mamíferos mais diversos da Terra?

Este fenômeno quiçá tenha desenrolado em vários lugares do mundo, tudo junto e ao mesmo tempo, segundo Savolainen, mas a região com mais tipos de DNA canino é também o lugar de origem. E este padrão está presente no sudeste asiático. Contudo, o DNA também não é tão diferente entre as raças de cães. Segundo Elaine Ostrander, geneticista do Instituto Nacional para a Investigação do Genoma Humano, nos Estados Unidos:

- "Ao vê-los, pensamos que devem ter diferenças fundamentais a nível genético e de seus cromossomas, mas isso não é verdade. São notavelmente parecidos: todos são membros da mesma espécie, têm a mesma quantidade de cromossomas que estão organizados da mesma maneira, e têm os mesmos cromossomas nos mesmos gens."

As poucas diferenças, mesmo entre um chihuahua e um rottweiler, só podem ser observadas em um subconjunto de genes. Mas estas variações, como vemos, têm um efeito dramático nas diferentes raças (se é que assim podemos chamar, já que a subespécie é uma só: Canis lupus familiaris da raça de canídeos).

Via | BBC.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!