Como fabricar corda por métodos tradicionais

LuisaoCS

Este vídeo mostra de forma muito clara algumas das técnicas da fabricação de corda por métodos tradicionais utilizando diversas peças e guias de madeira. O resultado são gigantescas cordas de apreciável espessura e grande comprimento, muito resistentes e flexíveis.

Mas a pergunta que fica é: por que fabricar estas cordas a mão se podem ser obtidas outros tipos de forma mecânica e com materiais mais resistentes? Resulta que é algo bastante apropriado para a situação dado que o vídeo procede do Hardanger Fartøyvernsenter, o museu norueguês para a proteção e restauração de barcos antigos. No mesmo canal há outros vídeos muito bacanas.

A técnica aplicada no vídeo é conhecida como corda torcida e é a mais comum. Começa partindo de fios de algum tipo de fibra natural, como o algodão, e simplesmente consiste em ir torcendo uns com os outros para conseguir cordas de maior espessura. No mínimo utilizam três cordões, mas no vídeo é possível ver como utilizam inclusive dezenas deles mediante registros de madeira circulares como guias. Finalmente cortam e dão um nó depois de aplicar-lhes um pouco de torque extra para dar-lhes mais força.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!