Há uma coisa que mata mais pessoas do que a obesidade: a solidão

LuisaoCS

Há uma coisa que mata a mais pessoas do que a obesidade: a solidão

A obesidade atingiu proporções epidêmicas a nível mundial, e a cada ano morrem, no mínimo, 2,8 milhões de pessoas por causa da obesidade ou sobrepeso. Ironicamente, inclusive morrem mais pessoas devido a obesidade do que por fome. No entanto, estes números não são tão altos como outro fator que ainda mata mais gente, ainda que nem sequer é considerado uma patologia: a solidão.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Brigham Young em Utah, nos Estados Unidos, as duas grandes ameaças para a sobrevivência das pessoas, acima da obesidade, é a solidão e o isolamento social. Este foi o resultado de duas metanálises, que revelaram que a solidão e o isolamento social podem aumentar o risco de morte prematura até em 50%. A primeira metanálise incluiu mais de 300.000 adultos em 148 estudos, enquanto a segunda incluiu 70 estudos com mais de 3,4 milhões de adultos. Segundo explicou Julianne Holt Lunstad, líder do estudo:

- "Há evidências sólidas de que o isolamento social e a solidão aumentam significativamente o risco de mortalidade prematura e a magnitude do risco supera a de muitos indicadores de saúde líderes."

Segundo a especialista, estes resultados são particularmente preocupantes dado que o envelhecimento da população está aumentando e certamente em tempo de pandemia de coronavírus o problema da solidão se agudizou ainda mais.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!