Turismo tecnológico: principais destinos no mundo

LuisaoCS

Turismo tecnológico: principais destinos no mundo

Vai sair de férias, mas ainda não escolheu o destino? Quer combinar sua paixão pela tecnologia com sua vontade de viajar ao exterior? Apronte suas malas, passagens aéreas e seguro viagem internacional e se prepare para última tendência no mundo das viagens: o turismo tecnológico.

O que é o turismo tecnológico?

É uma forma diferente de viajar na qual o passageiro, na hora de escolher o destino do seu percurso, leva em conta os avanços tecnológicos que possam existir naquele país ou cidade, elegendo um lugar que se destaque pelo nível de desenvolvimento da tecnologia.

Esta forma de fazer turismo inclui diferentes opções, como lugares onde se lança ao mercado um videogame, cidades “inteligentes”, centros urbanos de evolução tecnológica, assim como também pequenos garagens onde surgiram as grandes marcas IT do mundo.

O turismo tecnológico revolucionou o mundo das viagens a tal ponto que a indústria hoteleira e de serviços modificou sua oferta em função desta nova escolha dos viajantes, adaptando-se à nova demanda.


Os melhores destinos do turismo tecnológico

Silicon Valley

Localizada na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, esta cidade é a mais conhecida dentro do mundo da tecnologia e da computação, pois é lá que se encontram grandes empresas como Adobe, Ebay, Intel, AirBnb, Apple, Cisco, Hewlett Packard, Netflix, Uber, Cisco e Facebook.

Nesta “Disneylândia” para os fanáticos IT, é possível visitar a garagem da HP, em Palo Alto, onde Bill Hewlett e Dave Packard começaram sua própria empresa, ou aquela onde Steve Jobs e Steve Wozniak criaram Apple, em 1976.

Outras opções são visitar os escritórios corporativos abertos ao público para ver como trabalham atualmente os funcionários, tirar fotos no mural oficial do Facebook ou comprar lembrancinhas da Google e produtos originais da Apple.

Bangalore

Conhecida com a “Silicon Valley” do outro lado do mundo, esta metrópole indiana cresce de forma incontrolável, impulsionada pela tecnologia e pelas grandes empresas da área que estão instaladas lá.

O prédio mais representativo de Bangalore é o das torres UB, que fica no centro da cidade. Ali a maioria dos trabalhadores vem do estrangeiro e pertencem a companhias tecnológicas.

Ao redor de esta urbe desenvolveu-se uma vida noturna moderna e agitada.

Seul

Conhecida como a cidade mais inteligente do mundo, é o ícone do futurismo graças aos serviços tecnológicos que oferece no dia a dia, tanto para seus habitantes, como também para turistas.

Oferece 4G e Wi-Fi em todas suas estações de metrô, a iluminação da cidade se autorregula para reduzir gastos de energia e os ônibus e trens são elétricos e se recarregam automaticamente. Como se fosse pouco, as paradas do transporte público possuem terminais tácteis para consultar informações geográficas e turísticas.

Adicionalmente, Seul desenvolveu o projeto Eunpyeong New Town, uonde as casas de 45.000 residentes estão conectadas à Internet diretamente, sem conexões particulares. Quer dizer que as pessoas podem acessar a rede através das paredes da sua própria casa.

Tóquio

Este destino japonês é um dos mais procurados pelos turistas, pois além de ser uma cidade com grandes avanços, também oferece diferentes opções para conhecer e comprar artigos tecnológicos.

Férias, exposições, grandes lojas e galerias. Tóquio é um ótimo lugar para fazer compras.

Los Angeles

Esta cidade americana, além de ser sede de empresas tecnológicas, é o epicentro em matéria de gamers, pois é lá onde acontece já faz mais de 20 anos a Electronic Entertainment Expo ou E3, a maior exposição do mundo de videogames, que é celebradas sempre na segunda semana de junho.

Inicialmente e até 2017, somente jornalistas creditados e funcionários ou donos de companhias da indústria podiam ter acesso ao evento, mas atualmente qualquer amante dos games, inclusive turistas de qualquer parte do mundo, estão convidados. O ingresso custa uns 100 dólares por dia.

Genebra

Ali se encontra o CERN (Conselho Europeu para a Investigação Nuclear), o maior laboratório de pesquisa de física de partículas do mundo.

Foi lá onde nasceu o World Wide Web no ano 1989. O CERN suíço fornece muita informação e desenvolve inovações tecnológicas dentro das áreas de informática e industrial.

Berlim

Capital da Europa das start-ups, esta cidade alemã é a maior referência para os empreendedores na última década, devido aos baixos preços de aluguel de prédios e escritórios, assim como também pela ampla oferta de companhias de networking.

Berlim é um dos destinos que não podem faltar no roteiro do turismo tecnológico, pois é lá onde acontecem diversos eventos sobre marketing digital, inteligência artificial e empreendimentos. Isto possibilita conhecer novas propostas e investidores, aumentando a rede de contatos.

Tallin

Talvez desconhecida para a maioria dos estrangeiros, esta cidade da Estônia é um dos principais centros de inovação do mundo.

Lá é possível visitar o Instituto de Cibernética da cidade e o Technopolis, uma espécie de Silicon Valley local. A grande empresa Skype nasceu lá, revolucionando o mundo das comunicações.

Conselhos para fazer turismo tecnológico

Pesquise os eventos tecnológicos de cada destino

Antes de comprar as passagens aéreas e reservar a hospedagem, confira as datas e lugares onde acontecerão os eventos que mais chamam sua atenção.

Leve dinheiro a mais

Ao visitar uma cidade que está dentro do que chamamos turismo tecnológico, provavelmente queira comprar algum item ou artigo inovador, difícil de achar em outro lugar. Por este motivo, não se esqueça de destinar um dinheiro para compras dentro do seu orçamento

Aproveite para fazer turismo tradicional

Embora o intuito da viagem seja conhecer as mecas da tecnologia, reserve um tempo para fazer passeios tradicionais nas diferentes cidades. Não deixe de visitar marcos históricos, igrejas, monumentos e quaisquer outros roteiros que sejam típicos da cidade de destino.

Contrate um seguro de viagem internacional

Pois ninguém está livre de imprevistos. Acidentes e doenças podem acontecer a qualquer momento, inclusive nas férias ou eventos tecnológicos. No Asseguresuaviagem.com você terá muitas opções de planos de assistência ao viajante, adequadas ao seu orçamento.

Confira os requerimentos de entrada nos países de destino

Além de pesquisar horários e datas dos principais eventos do mundo da tecnologia, confira sempre quais documentos são necessários para atravessar as fronteiras do país estrangeiro.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!