Google: a nova Microsoft?

LuisaoCS

Google Classic

Um dos motivos pelos quais o Google renovou o setor tecnológico é que tomou ao mundo por surpresa com novas ideias e novos modos de trabalhar. Se há que utilizar uma palavra para descrever à companhia, é sem sombra de dúvidas "inovação". Por isto é que nasceu há algum tempo o memê "Microsoft é a nova IBM, Apple a nova Microsoft e Google a nova Apple" (com o qual nunca estive de acordo). Em um evento sobre o futuro do Silicon Valley onde participaram somente 20 pessoas, importantes investidores do setor tecnológico, perguntaram em um dado momento aos participantes em que companhia apostariam em curto prazo e em qual confiam em longo prazo. Enquanto em longo prazo praticamente cada um escolheu uma companhia diferente, mais da metade confiou apostar só no Google em curto prazo. Por quê?


Apesar de ser a empresa informática mais bem sucedida dos últimos tempos e de ser admirada por todos, os investidores explicaram que veem certos problemas na companhia que podem começar complicar o futuro da empresa:

  • Fuga de cérebros: Conquanto Google segue contratando pessoal e conta com alguns programadores conhecidos por sua genialidade e sua participação na comunidade, está acontecendo ultimamente uma verdadeira fuga de cérebros onde alguns dos membros mais inovadores da companhia decidem renunciar e iniciar um novo rumo profissional.
  • Ausência de novos negócios: Google já domina completamente as áreas nas quais competiu originalmente, mas não consegue encontrar novos mercados nem novos negócios. Qualquer nova oportunidade apresentada à companhia é vista pelos investidores como uma "grande aposta" que pode dar errado.
  • Falta de coerência: Os investidores veem uma total falta de estratégia na companhia ultimamente, sobretudo no mercado dos celulares, do qual dizem ser o futuro da internet, mas no qual não conseguem se aproximar.
  • Funcionários são muito importantes: Muitos dos empregados da companhia queixam-se de que já não é a mesma empresa inovadora de alguns anos atrás, na qual as pessoas eram verdadeiramente importantes. Dizem que a burocracia é cada vez maior e nada lembra o prazer que tinham de trabalhar para a Google há 10 anos.

Ademais, os (impressionantes) êxitos conquistados pela empresa há vários anos e os grandes fracassos nas últimas experiências, como Wave e Buzz, as tentativas de um Google mais social, são claros exemplos. Por outro lado, GoogleTV, que foi apresentado de forma retumbante, parece estar se perdendo e pode chegar a ser um dos maiores fracassos da empresa. E deixando de lado o buscador e a publicidade, atualmente a única referência sobre a empresa parece ser o sistema operacional Android, porque o ChromeOS apresenta ainda muitas dúvidas, além do fato de que parece ter muitas opiniões desencontradas a respeito de seu desenvolvimento.

Nada disto quer dizer que Google deixe de ser o sucesso que é hoje em dia, mas como indica o título, sim pode chegar a se converter em um nova Microsoft-uma companhia que criou um monopólio incomparável na década de 90, mas que está sofrendo graves consequências por causa da burocracia e por deixar de inovar-. Parece-me muito difícil que uma companhia mantenha aquele espírito inicial -do tipo vassoura nova- ao ficar tão grande, com tantos empregados, com tantos projetos diferentes e acho que sempre terminam se afastando dos ideais iniciais como o "Don’t be evil". De toda forma esta não é a questão mais importante, senão o fato de que o Google parece não conseguir êxito nos seus novos lançamentos e segue vivendo de seus primeiros empreendimentos e aquisições que correm um grave risco de estancar.

Via | TechCrunch.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Buzz um grande fracasso???
Não concordo, eu pelo menos uso Buzz mais que Twitter e não tenho apenas um punhado de seguidos e seguidores...

Agora o Wave sim foi um grande fracasso.. era muito dificil de usar e ninguem entendeu o propósito da coisa...

a diferença é que a google assume erros e volta atras...
a microsoft nem tanto
e a apple, bem, nem comento.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!