Argentina: 60 mil laptops de 100 dólares para alunos de uma província

LuisaoCS

Quem é que não ouviu falar do tão propalado PC de 100 dólares? Pois finalmente, após 4 anos, o projeto sai do papel: a província argentina de La Rioja chegou a um acordo com a organização sem fins lucrativos One Laptop Per Child (OLPC) do MIT Media Lab que permitirá a entrega de 60 mil laptops modelo XO 1.5 aos alunos de nível escolar primário e a seus professores.


Notebook de 100 dólares

Depois de um frustrado acordo com OLPC a nível nacional há alguns anos atrás e do ressurgimento de um novo plano educativo no final de 2009 com a compra de 200 mil laptops Classmate, algumas províncias argentinas interessadas com a iniciativa começaram a apresentar seus próprios planos locais de inserção digital conseguindo importantes acordos.

Tal é o caso de San Luis, única província argentina com wi-fi em todo seu território, onde cerca de 3 mil crianças já têm seu laptop Classmate da Microsoft dentro do objetivo do plano "Todos os garotos na rede", o qual tentará cumprir um plano similar ao do Uruguai, país vizinho onde em meados de outubro de 2009, completaram o Plano Ceibal, que entregou mais de 360 mil computadores portáteis XO a estudantes e professores.

O acordo com La Rioja está baseado em um sólido plano provincial apresentado para inserir as pessoas no âmbito digital com o objetivo de estreitar a brecha de conhecimentos entre os cidadãos que não têm acesso a novas tecnologias. Este é o primeiro convênio de cooperação que OLPC faz com uma província argentina.

Enquanto isso aqui no Brasil, wi-fi de graça, só na favela. Inclusão digital: somente para aqueles que podem assumir as 24 prestações do Celerdão Positivo.

Via | iProfessional.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!