Resultados da busca

O homem que foi dono do domínio google.com durante um minuto

LuisaoCS

O homem que foi dono do domínio google.com durante um minuto

Tarde da noite e Sanmay Ved navegava pelo Google Domains, o serviço de compra de domínios do Google, quando se deu conta de que o domínio google.com estava livre: ao consultar por esse domínio o sistema mostrou um cara sorridente indicando que estava disponível. Sanmay selecionou-o e pressionou comprar e, para sua surpresa, completou o processo de compra. O preço por possuir o domínio com mais tráfego na rede? 12 dólares.

Logicamente a história não passa do episódio curioso porque a propriedade do domínio google.com durou a Sanmay algo bem como um minuto antes de que Google Domains desfizesse a operação; o motivo é desconhecido, se foi um erro do sistema ou se realmente google.com estava expirado nesse instante.

O WTF do assunto é que segundo Sanmay durante esse minuto teve acesso a ferramentas de gerenciamento do Google -naquele que parece ser o minuto mais longo da história- tal e qual ele relata em How I Ended Up Purchasing & Owning Google.com via Google Domains".


Google recompensa o jovem que tomou seu domínio web por um minuto

LuisaoCS

O homem que foi dono do domínio google.com durante um minuto

Sanmay Ved, o ex empregado da Google que conseguiu se apropriar do domínio de sua antiga companhia por um minuto, passará à história como o autor de um dos episódios mais curiosos na história da internet, em um episódio sem explicação.

De acordo com uma publicação redigida por Sanmay, através do LinkedIn, o departamento de Segurança do Google contatou-o recentemente para entregar-lhe uma "recompensa" monetária, por ter encontrado o bug no processo administrativo que lhe permitiu adquirir o domínio google.com por um minuto no passado 29 de setembro.

Ainda que a quantidade exata de dinheiro não foi revelada, e nenhum porta-voz do Google emitiu alguma declaração oficial sobre o incidente e seu conseqüente ato de compensação (pela própria natureza do acontecimento), Sanmay revelou sua decisão de emular a filosofia empresarial do gigante informático, doando o dinheiro à caridade.

A princípio Sanmay compartilhou publicamente cada ponto do processo com o qual detectou a debilidade no sistema de compra de domínios de Google, incluindo os e-mails de confirmação que o confirmavam como o novo dono de google.com. No entanto, a história de Sanmay foi simples e não precisou de nenhuma habilidade informática ou conhecimento interno da operação de seu anterior trabalho, simplesmente navegava pelo Google Domains e viu a disponibilidade do site e o comprou por 12 dólares.

Não há razão para culpar o rapaz, qualquer um em seu lugar teria feito o mesmo.

Via | BBC.


Adivinha quanto o Google pagou ao efêmero dono de google.com?

LuisaoCS

Adivinha quanto o Google pagou ao efêmero dono de google.com?

É provável que você se lembre desta história: em outubro do 2015 um homem converteu-se durante alguns poucos minutos no dono do domínio mais poderoso do mundo: google.com. Tratava-se de Sanmay Ved, um ex-funcionário precisamente da companhia, que teve a sorte de comprar na plataforma Google Domains, onde o domínio, misteriosamente, estava disponível para ser adquirido pelo ridículo custo de 12 dólares.

A transação foi cancelada minutos mais tarde e devolveram o dinheiro da compra a Sanmay e a Google admitiu a mancada. No entanto, alguns meios publicaram depois que não foi exatamente bem assim que os fatos aconteceram e que empresa pagou por ter de volta seu domínio.

Hoje é a própria Google a que informa o valor exato que efetivamente Sanmay Ved levou por este episódio -ele mesmo chegou a admitir mais tarde que tinha recebido mais de 10.000 dólares-. A cifra aparece no "Google Security Rewards — 2015 Year in Review", um pequeno relatório publicado pela gente de Mountain View onde indicam que pagaram uma quantidade inicial de 6.006,13 dólares. No entanto, ao comprovar que Sanmay depois de receber o dinheiro o doou à caridade, a própria Google decidiu dobrar o valor, que ao final resultou em 12.012,26 dólares pela volta de google.com aos braços da empresa.

Por verdade, no caso que a cifra de 6.006,13 dólares pareça um pouco estranha, não foi escolhida a esmo: o valor representa as próprias letras de G.OOG,LE. Muito engenhoso.

Via | Next Web.


« | »