10 mitos inauditos dos blogs

LuisaoCS

10 mitos inauditos dos blogs

Como a maioria já sabe, um blog é uma um diário on-line que qualquer pessoa pode abrir na internet. Para isso, existem diferentes serviços que permitem fazê-lo de maneira gratuita como o Blogger e WordPress, entre outros. E como criar um blog pode ser sobre qualquer tema, sem muitas regras específicas para seu manejo, vou compartilhar algumas dicas para se dar bem com um diário on-line. Para isso, vou tentar desmistificar alguns assuntos que circulam pela rede:


  1. Há que ser um especialista do tema a tratar. A rede é livre, qualquer pessoa pode escrever sobre o que quiser. De modo que se você quer falar sobre como é bom ou péssimo na cozinha, por exemplo, não há nenhum problema. Se quiser compartilhar suas fotos sem ser fotógrafo profissional, mãos a obra!
  2. Sem conhecimentos técnicos não há blog. Qualquer pessoa é capaz de realizar um blog, só há que dedicar um pouco de tempo às instruções das plataformas gratuitas como as mencionadas acima. Quase todos eles oferecem centenas de templates predeterminadas para que seja mais fácil criar seu espaço quase personalizado sem saber uma só linha de HTML.
  3. Não dá pra ganhar dinheiro com um blog. Atualmente existem centenas de blogs que, graças a um bom tráfego, são rentáveis através da publicidade. De modo que, quanto mais leitores tenha, sem importar o assunto de seu blog, mais possibilidades terá de ganhar uma grana.
  4. Há que ser muito criativo. Quando alguém tem um blog sobre algum tema em específico que goste, é quase certo que as ideias para os posts chegarão de maneira fluída; de modo que há a necessidade de se preocupar por saber o que irá publicar. A maior parte dos blogueiros não se importa em ter seu conteúdo copiado, desde que a fonte seja citada porque isso só faz fortalecer a blogosgfera. Mas por outro lado criar um blog só com posts copiados não é nada original e a rede está cheio deles, sem nenhum tráfego.
  5. Custa muito dinheiro ter um blog. Como já mencionei, existem plataformas que oferecem a opção para que crie seu blog de forma totalmente gratuita. De modo que ter um blog não custa nada. Mas não custa nada dizer que a experiência vai levá-lo para uma alternativa paga, e quando isso acontecer você saberá o que fazer, pode ter certeza.
  6. Os blogs são coisa do passado. Ante a chegada de novas plataformas onde as pessoas compartilham experiências, vários chegaram a achar que um blog não seria mais prático, inclusive chegaram a vaticinar que teria chegado a seu fim. No entanto, nenhuma dessas novas plataformas consegue superá-lo, já que o formato torna mais fácil expressar ideias e opiniões mais longas com conteúdo se qualidade. Na verdade os blogs são os locais onde hoje a maioria dos protagonistas de mídias rápidas vem buscar informação.
  7. O número de comentários é importante. Recorde que inclusive alguns blogs não permitem publicar um comentário já que isto supõe um trabalhão com os malditos spammers e trolls que caem de paraquedas dos motores de busca; de modo que pode ser uma página sumamente bem sucedida sem nenhum comentário. Totalmente subjetivo.
  8. Objetividade sempre. O que está transmitindo através dessa página é sua opinião, motivo pelo qual é totalmente subjetivo. A rede é livre, cada qual pode expressar suas ideias.
  9. Há que publicar muito para ter sucesso. Se quiser ganhar dinheiro e irá se preocupar com o posicionamento de um blog, provavelmente deverá fazer posts periódicos, ao menos um por dia, mas tudo depende de seu objetivo primordial. Aqui vale a máxima já conhecida de que só faz sucesso quem trabalha.
  10. Se compartilho meu conhecimento, deixarão de contratar-me. Os blogs podem ser uma grande plataforma para que divulgue seu conhecimento e trabalho, e quanto mais pessoas saibam o que faz mais poderão solicitar seus serviços, claro se estamos falando de um blog referente ao tema. Recorda que escrever e manter um blog pode ser uma ótima forma de marketing. Por outro lado pessoas que tem receio de compartilhar conhecimento, em geral tem muito para aprender.

Bem isso é o básico, mas se quiser se aprofundar no assunto temos estes quatro artigos completinhos com um atalho que abrevia o caminho das pedras de Técnicas Seo que levarão seu Blog em pouco tempo a um bom posicionamento Web:

  1. Técnicas SEO - Preparando seu blog para a rede;
  2. Técnicas SEO II - Mostrando a cara na WEB;
  3. Técnicas SEO III - Link Building;
  4. Técnicas SEO IV - Acessibilidade e Usabilidade;

Notícias relacionadas:

 

Comentários

Alguém tem o endereço de mail da Maria Bethânia? Ela precisa ler isso!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!